Mentalidade marítima Notícias

Estudantes irão construir barcos no projeto SolMar 2024

O projeto SOLMAR vem, desde 2016, promovendo o desenvolvimento habilidades por meio de regatas, realizadas durante a SEPEX, no Cefet Celso Suckow da Fonseca, por equipes de estudantes de diversos cursos técnicos. O objetivo de cada equipe é a construção de um barco, utilizando de materiais recicláveis e movido à energia solar.

Em 2024, o projeto expandirá, ainda mais, seu papel social e educacional. Iremos estimular os estudantes de outras escolas do Rio de Janeiro a assumirem um protagonismo maker, possibilitando a experimentação dentro de uma abordagem STEM (do inglês Science, technology, engineering, and mathematics).

Será o SOLMAR Rio 2024, cuja regata final ocorrerá em outubro do próximo ano. O SOLMAR Rio 2024 se alinha ao Maker Movement, que inspira as atividades de muitos jovens em diversos países, no qual são estimulados a usarem seus conhecimentos, habilidades e criatividade na construção de projetos e artefatos, desenvolvendo a compreensão técnica e científica sobre o que fazem. É estruturado nos modelos de aprendizagem baseadas em projeto, que estimulam a superação de desafios e naturais limitações por meio da experiência prática. São as seguintes dimensões de experimentação e aprendizagem incorporadas ao SOLMAR Rio 2024: trabalho em equipe; responsabilidade; organização; planejamento; capacitação técnica; empreendedorismo e criatividade.
A organização do SOLMAR Rio 2024 é uma parceria entre professores e estudantes do Cefet Celso Suckow da Fonseca e da Escola Técnica Ferreira Viana. Conheça um pouco mais o SOLMAR.

Visite nossa página no Facebook e no Instagram:
https://www.facebook.com/projetosolmar
https://www.instagram.com/solmar_rio