A Antártica não pertence a nenhum país. Há no local bases de várias nacionalidades, mas o Tratado Antártico garante que ninguém possa declarar soberania sobre qualquer um desses territórios.
#2 Apesar de ser coberta de gelo, a Antártida é tão ou mais seca que os desertos quentes. Isso acontece porque, como as temperaturas muito baixas, não há evaporação ou formação de nuvens.
#3 Por suas condições climática extremas, o Pólo Sul é um ambiênte muito propício para realização de estudos e testes científicos. Cerca de vinte projetos são realizados anualmente no programa brasileiro, o Proantar, com pesquisas que abordam desde fungos até a interação entre o mar e a atmosfera.
#4 Não, os ursos polares não são vizinhos dos pinguins. Habitantes de pólos diferentes, os ursos ficam no extremo norte, enquanto apenas os pinguins se encontram aqui no hemisfério sul.
#5 A Antártica é o único continente do planeta sem a presença de répteis. Focas? Sim. Baleias? Claro. Jacarés? Definitivamente não.
#6 O continente antártico é o principal regulador térmico do Planeta, controlando as circulações atmosféricas e oceânicas, influenciando o clima e as condições de vida na Terra. Além disso, lá ficam as maiores reservas de gelo (90%) e água doce (70%) do planeta.
#7 A Estação Comandante Ferraz, base cientifica brasileira na Antártica, faz uso de um combustível especial para temperaturas extremamente baixas, desenvolvido pelo nosso centro de pesquisas, o CENPES.
#8 Toda a estrutura sustentável e de baixo impacto utilizada nos quase 4 mil metros quadrados da base brasileira é desmontável e reciclável.
Quer conhecer ainda melhor o continente gelado? Acompanhe a nossa série “Limiar: Fronteiras do Conhecimento”, que está mostrando a jornada dos pesquisadores brasileiros que estão buscando os limites da ciência no extremo sul do planeta Terra.
Adicionar Comentário