Notícias

Equinócio de Primavera

O Equinócio de Primavera acontece hoje – 22 de setembro de 2021 – às 16h20. Ele é um fenômeno astronômico que marca o início da primavera e costuma acontecer entre os dias 22 e 23 de setembro.
No dia do equinócio de primavera, o dia e a noite têm a mesma duração. Essa característica deu origem ao seu nome, porque a palavra equinócio é formada do latim, em que houve a junção de equi, que significa “igual”, e nocio, que significa “noite”.

Por que os Equinócios ocorrem?
Nos equinócios, o Sol incide sobre a linha do Equador, o que acontece graças ao movimento que a Terra faz em torno do Sol, somado ao fato de o eixo da Terra ser inclinado.
A linha do Equador é a linha que divide o globo em Hemisfério Sul e Hemisfério Norte. Deste modo, como o Sol não fica voltado diretamente para um Hemisfério, mas está entre os dois, acontecem as estações que têm as temperaturas mais amenas. Essas estações são a Primavera e o Outono.
Por isso, acontecem dois equinócios durante o ano: um é o equinócio de Primavera, o outro é o equinócio de Outono. O equinócio de Outono é o momento em que começa a estação do Outono.
As outras estações, o Verão e o Inverno, também começam com um fenômeno astronômico. Esse fenômeno é o Solstício, ou seja, há o Solstício de Verão e o Solstício de Inverno. Nesse caso, o Sol incide diretamente para o Hemisfério em que está começando o Verão.

A Primavera assim como Outono é uma das estações de transição e elas se caracterizam pela instabilidade quando o tempo sofre muitas mudanças repentinas pelas grandes variações de temperatura, umidade, pressão e outros eventos que ocorrem nessas estações.

Dessa forma, alertamos os colegas navegadores redobrarem sua atenção na previsão meteorológica durante as estações de transição, porque com frequência temos eventos caracterizados por fortes temporais de final de tarde pela formação de Cumulus nimbus, além das frentes frias tradicionais, cisalhamentos e cavados.

Nesse período um dos índices importantes que deve ser consultado, além das outras previsões, é o índice CAPE que mede a energia acumulada e que pode causar a formação de processos convectivos poderosos, sendo esse dado importante além das condições de vento, ondas e tudo mais disponível em APP e sites de Meteorologia.

ADM CPA @Ruppert Hahnstadt