Vela

Pentacampeão Mundial Maurício Santa Cruz e velejador Olímpico Samuel Albrecht, confirmam presença no Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano em Ilhabela (SP)

Yacht Club de Ilhabela será sede da 3ª etapa da Copa Suzuki, com 20 anos de tradição. Expectativa é de pelo menos 40 barcos de todo o Brasil e aproximadamente 400 velejadores.

Barco Crioula na Regata Santos-Rio. Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

Dois grandes nomes da vela brasileira confirmaram participação no Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano nas classes IRC e BRA-RGS que será disputado no Yacht Club de Ilhabela (SP), entre os dias 20 e 22 de novembro. O evento tem o patrocínio da Suzuki Veículos, co-patrocínio da GOFit e conta com o apoio e chancela da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

Pentacampeão Mundial nas classes Snipe e J24, Maurício Santa Cruz estará no barco carioca na classe IRC, atual campeão Brasileiro em Búzios (RJ) no ano passado. Santinha, como é mais conhecido, tem ainda dois Ouros em Jogos Pan-Americanos em 2007 no Rio de Janeiro e 2011 em Guadalajara, no México, e duas participações Olímpicas em Sydney 2000 e Atenas 2004. Ele destaca as possibilidade do barco na busca pelo bicampeonato: “Vamos defender nosso título. A equipe está entusiasmada para o evento depois de uma grande vitória na classe IRC no 51º Circuito Rio. Esse evento promete, pois teremos outros bons barcos que nunca competiram conosco. Já velejamos com o Danadão em Ilhabela (SP) e tem certos ventos que não ajudam o rating do barco e outros que ajudam bastante. Então, será uma semana que dependerá da previsão do tempo, do nosso trabalho como equipe e uma boa tática. Esses três fatores vão determinar uma boa classificação”, disse Santa Cruz que irá como timoneiro e tático do barco comandado por Guilherme.

Barco Danadão no Circuito Rio. Crédito: Fred Hoffmann

Outro grande nome confirmado, vem do barco gaúcho Crioula 29, com títulos em regatas tradicionais como a Punta del Este – Buenos Aires. O gaúcho Samuel Albrecht é atual medalhista de Bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima, na classe Nacra 17 e vai participar da sua terceira Olimpíada, em Tóquio, em 2021.

“Expectativa é boa, nos divertimos muito quando nos reunimos e passamos dias juntos como equipe. Ilhabela é um lugar especial, muito acolhedor, onde teremos ótimas lembranças e experiências. Portanto pensamos que teremos ótimas velejadas e o resultado será o reflexo, se velejarmos bem ou não. Mas, costumamos velejar bem lá”, disse Albrecht: “Nossa estreia em Ilhabela foi em 2011 na Mitsubishi Cup, evento que contou com uma flotilha sul-americana de altíssimo nível. Fomos vice-campeões e esse evento marcou muito nossa trajetória, mostrou que éramos uma equipe forte e competitiva”, seguiu o velejador que já participou de 22 edições da Semana de Vela de Ilhabela.

Barco Crioula no 51º Circuito Rio. Crédito: Fred Hoffmann

A expectativa do Brasileiro IRC e RGS e, 3ª etapa dos 20 anos da Copa Suzuki, é de cerca de 40 barcos e cerca de 400 velejadores de todo o Brasil. Já temos barcos confirmados do estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Santa Catarina.

As inscrições seguem abertas pelo site. Além do Brasileiro IRC e BRA-RGS, serão disputadas também as classes C-30, HPE25 e Bico de Proa.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd07nzUnNpHL-eWSEgQJKYJlE1eFM7PTc8Em7LDh0YG6i1z0A/viewform

Programação do evento:

19/11 – Chegada dos barcos e preparação dos mesmos

20/11 – 12h – Primeira regata nas classes IRC e BRA-RGS

21/11 e 22/11 – 12h – Regatas do dia classes IRC e BRA-RGS

A 3ª Etapa da Copa Suzuki 2020, Campeonato Brasileiro IRC e BRA-RGS, conta com a organização e realização do Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio da Suzuki Veículos, co-patrocínio da GOFit, e apoios da ABVO, Prefeitura Municipal de Ilhabela, Balaio de Ideias, Control Service e FEVESP.

Mais informações com Fabrizio Gallas pelo +55 21 994004061, ou <fabrizio@gallaspress.com.br>

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário