ESPORTE Vela

Lars Grael e Guilherme da Matta conquistam o título Brasileiro de Star

A dupla Lars Grael e Guilherme de Almeida conquistou mais um Brasileiro de Star neste domingo (11), no Yacht Club de Santo Amaro (YCSA), em São Paulo (SP).

O resultado consolida o medalhista olímpico como maior vencedor da classe no País com 10 títulos. Já o proeiro Guilherme de Almeida comemorou seu terceiro campeonato na categoria mais vitoriosa em olimpíada.

O evento reuniu 13 duplas e foram disputadas cinco regatas desde o feriado. O vice-campeonato ficou para Marcelo Fuchs e Arthur Lopes. A medalha de bronze foi para Robert Rittscher e Marcelo Jordão.

A chave para a vitória de Lars Grael e Guilherme de Almeida foi o desempenho no primeiro dia de campeonato, na sexta-feira (9). Os velejadores não deram chances aos adversários e ganharam todas as três provas na Represa do Guarapiranga.

No sábado (10), os ventos não apareceram e apenas uma regata foi realizada com vitória de Marcelo Fuchs e Arthur Lopes. Os campeões ficaram em quarto lugar. No último dia, no domingo (11), novamente o tempo não colaborou!

Mas a comissão de regatas presidida por Fábio Bochiarelli achou condições para fazer uma prova no fim da tarde.  Lars e Guilherme fecharam em terceiro lugar e confirmaram a conquista no YCSA. Com a entrada do descarte, Lars e Guilherme ganharam por cinco pontos de frente para o segundo colocado.

”Campeonato com organização impecável do 7º Distrito da Classe Star e do YCSA, que é um ótimo anfitrião. Evento que reuniu 13 barcos mas com nível técnico muito alto, com campeões mundiais e sul-americanos. Foi uma disputa muito boa e a gente teve uma vantagem no primeiro dia de vencer três regatas e administrar nos outros dias”, disse Lars Grael.

Guilherme de Almeida celebrou a conquista em São Paulo (SP) e principalmente a parceria com Lars Grael. Os dois também devem correr a Semana de Vela de Ilhabela de Monotipos entre os dias 16 a 18 de julho.

“Só alegria! Foi uma campeonato bacana e disputado. A Represa do Guarapiranga surpreendeu. Conseguimos fazer cinco regatas, bastante parelhas na montagem de bóia e difíceis. Décimo brasileiro do Lars e é um orgulho de estar do lado dele nesse nosso bicampeonato junto. Espero que venham outros daqui pra frente “, ressalta Guilherme de Almeida.

”Demos sorte de conseguir as cinco regatas nos três dias. A previsão não era boa, mas fizemos. Foi um campeonato bastante competitivo do segundo ao quinto. A classe mostrou sua força durante uma pandemia colocando 13 barcos na água”, explicou Arthur Lopes, secretário nacional do 7º Distrito de Star.

Além da Semana de Vela de Ilhabela, a classe Star se organiza para a realização do Sul-Americano, que será no fim do ano, também no litoral norte de São Paulo com 30 barcos esperados.

Resultados finais

1º – Lars Grael / Guilherme de Almeida – 6 pontos perdidos

2º – Marcelo Fuchs / Arthur Lopes – 11 pontos perdidos

3º – Robert Rittscher / Marcelo Jordão – 15 pontos perdidos

4º – Juninho de Jesus / Ubiratan Matos – 16 pontos perdidos

5º – Alessandro Pascolato / Henry Boennig – 18 pontos perdidos

6º -Admar Gonzaga / Ronald Seifert –  20 pontos perdidos

7º – Wagner Bojlesen / Bruno Ruthenberg – 26 pontos perdidos

8º – Daniel de LaTorre (ARG) / Eduardo Sampaio – 26 pontos perdidos

9º – Maurício Bueno / Pedro Trouche – 28 pontos perdidos

10º – Alberto Guarischi / Pedro Tinoco – 29 pontos perdidos

11º – Roberto Martins / Marco Lagoa – 43 pontos perdidos

12º – Jorge Bhering / Gustavo Kunze – 44 pontos perdidos

13º -Marco Szili / Kasuo Miyake – 48 pontos perdidos

Lista dos últimos campeões

2021 – Lars Grael / Guilherme de Almeida

2020 – Lars Grael / Guilherme de Almeida
2019 – Lars Grael / Samuel Gonçalves
2018 – Torben Grael / Arthur Lopes
2017 – Lars Grael / Samuel Gonçalves
2016 – Torben Grael / Arthur Lopes
2015 – Lars Grael / Samuel Gonçalves
2014 – Torben Grael / Guilherme de Almeida
2013 – Lars Grael / Samuel Gonçalves
2012 – Lars Grael / Samuel Gonçalves
2011 – Lars Grael / Samuel Gonçalves
2010 – Robert Scheidt / Bruno Prada