ESPORTE Vela

CBVela amplia participação na World Sailing

Foto antes da pandemia

Nunca antes o Brasil esteve tão representado dentro da Federação Internacional de Vela – a World Sailing.

A composição de nomes dos comitês, subcomitês e comissões da World Sailing para o período 2021-2024 vem com uma forte presença de representantes do Brasil, algo que não acontecia tão expressivamente em períodos recentes. Isto é significativo não só pelo número, mas principalmente pela relevância dos postos ocupados, todos eles em lugares estratégicos. Para esse quadriênio todos os seis indicados pela CBVela foram, após análises e processos internos da World Sailing nomeados:

Ricardo Navarro: Comitês de Oficiais de Regata (como Presidente) e Jogos Regionais

Nelson Horn Ilha: Sub-Comitê de Regras de Equipamento

Juan Sienra: Comitê de Equipamentos

Ricardo Lobato: Comitê de Regras

Samuel Gonçalves: Comitê de Desenvolvimento

Walter Boddener: Comitê de Eventos e Comissão de Técnicos

Dessa forma, a CBVela se fará representar na World Sailing em 7 comitês e uma comissão. É um número inédito na história da vela brasileira e representa um reconhecimento do mundo da vela ao trabalho desenvolvido aqui no Brasil, não só do lado esportivo, mas técnico e administrativo do esporte.

Como presidente do Comitê de Oficiais de Regata da World Sailing, por exemplo, Ricardo Navarro terá como principais tarefas administrar: todos os mais de 850 oficiais de regata ao redor do mundo, o programa de formação das sete disciplinas de oficiais e o estabelecimento de regras e políticas para a condução de todos os eventos de vela ao redor do mundo. Ricardo Navarro declara: “Isto demonstra o excelente trabalho feito pela CBVela para posicionar seus representantes em postos onde possam contribuir não só para o esporte como e principalmente para marcar a importância da vela brasileira. Sem dúvida uma estratégia acertada e principalmente muito bem conduzida na prática.”

A estratégia da CBVela é se aproximar da World Sailing e aumentar a participação nos processos decisórios colaborando para o crescimento da vela mundial e nacional