Clubes

O IATE CLUBE DO RIO DE JANEIRO

Iate-Clube-do-Rio-de-Janeiro

O centenário do ICRJ será celebrado, exatamente, em 25 de março de 2020, data em que sua ata de fundação foi celebrada em 1920.

logo100anosicrj

Nos seus primeiros 23 anos de existência, o Iate Clube do Rio de Janeiro chamava-se Fluminense Yacht Club, pois o seu idealizador, patrono e célebre sócio do Fluminense Football Club, Arnaldo Guinle, pretendia a unificação de ambos, mas a ideia não se concretizou devido ao tempo e as opções esportivas que distanciaram as associações.

Inaugurado em Laranjeiras nos salões do Fluminense FC por 28 fundadores (Arnaldo, seus quatro irmãos e mais vinte e três pessoas), o Fluminense Yacht Club teve breve permanência na Bateria do Morro da Viúva, área de posse do Fluminense para sua sede de remo, porém o espaço foi adentrado por uma construção de via que interligava os bairros de Botafogo e Flamengo e, por isso, a sede não obteve o êxito pretendido.

Já em 1927, através da concessão do Governo Federal, o clube foi transferido para a Praia da Saudade, que foi totalmente cedida ao longo dos anos para a construção do ICRJ, hoje, simplesmente, Avenida Pasteur, 333, no bairro da Urca às margens da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar.

Com a ampliação significativa de espaços e projetos, inclusive da compra de imóveis destinados às subsedes em Angra dos Reis, Cabo Frio e na Ilha de Palmas, o ICRJ passou a ser considerado um dos clubes sociais, esportivos e tradicionais mais importantes do Rio de Janeiro e do país.

O ICRJ tornou-se um ícone dos esportes náuticos brasileiros apresentando ao mundo atletas de alta performance; dentre diversos nomes importantes, destacamos a mais recente conquista olímpica que foi a de Kahena Kunze e Martine Grael, dupla de velejadoras e medalhistas de ouro na classe 49er FX da Rio 2016.

Os eventos sociais do ICRJ também conquistaram notoriedade historicamente com visitantes ilustres como a Rainha Elizabeth, o Príncipe Charles, Presidentes, Embaixadores e diversas autoridades do Brasil e do mundo, além de sediar inúmeras regatas e mundiais de vela.

SUBSEDES DO ICRJ

Angra dos Reis: há quase 60 anos, o ICRJ adquiria a sua primeira subsede

GEDSC DIGITAL CAMERA

Angra dos Reis foi o primeiro local a receber uma subsede do ICRJ. Descoberta em 1502 pelos portugueses e colonizada a partir de 1556, Angra é uma das cidades mais antigas do Brasil. Está localizada na região conhecida como Costa Verde, a 155 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro e possui em seu litoral 365 ilhas.

O desenvolvimento econômico da região foi viabilizado depois da construção da estrada de ferro D. Pedro II, ligando Rio e São Paulo pelo Vale do Paraíba. A cidade hoje possui diversos investimentos particulares e governamentais, já as suas belezas naturais abrangem 360 mil hectares de mata atlântica, águas cristalinas e parques ecológicos.

O local em torno de uma de suas principais ilhas, a Ilha Grande, era o ambiente que alguns associados como Octávio Reis, Paulo Albuquerque, Losir Vianna e Henry Benson costumavam, com suas embarcações, usufruir nos finais de semana. Eles se hospedavam, casualmente, na casa senhorial de John Lowndes, que em 1961 ofereceu ao grupo a venda do imóvel. Nenhum deles se interessou pela compra individualmente, mas pensaram em levar ao Comodoro da época, Carlos Pires de Melo, a ideia de fazer-se ali uma subsede para o clube.

A proposta foi levada ao Conselho Deliberativo que aprovou a aquisição do imóvel. A escritura de compra foi lavrada em 23/08/1961, sendo o ICRJ representado pelo recém-eleito Comodoro Cecil R. L. Davis e o tesoureiro Raul de Miranda Santos.

A propriedade transformou-se na bem instalada subsede de Angra dos Reis, situada na Praia Grande, a 151 km do Rio de Janeiro, acessível por mar ou pela Rodovia Rio Santos (BR 116).

A subsede passou por sucessivas reformas e melhorias. Atualmente o local possui deck junto à praia, com mesas e cadeiras para banho de sol, ducha, saunas, bar, sala de recreação, jogos, varanda, apartamentos confortáveis com TV e dependências para hospedagem, wi-fi, cais de atracação, radiocomunicação, serviços diversos e um restaurante de bom nível em que a especialidade são os frutos do mar.

Os agendamentos das hospedagens são realizados através da sede do clube, presencialmente ou por e-mail – sede@icrj.com.br. Nos feriados mais concorridos geralmente realiza-se um sorteio entre os sócios interessados.

As subsedes são locais que proporcionam aos associados momentos de lazer e descanso fora da rotina da cidade grande.

Cabo Frio: cidade paradisíaca recebe subsede do ICRJ

Foto Histórico ICRJ 3

Cabo Frio foi a segunda cidade a receber uma subsede do ICRJ. Localizada na chamada Região dos Lagos, a cidade tem a maior economia da localidade e fica aproximadamente a 70 milhas náuticas do Rio de Janeiro. O município é famoso também por suas lindas praias, ilhas e potencialidade para a pesca que atraem muitos turistas.

Em 1951, sob a Comodoria de Raul Pinto de Carvalho, o ICRJ recebeu da Companhia Industrial Odeon S.A. a doação de um terreno na região. Mais precisamente à margem do Canal Itajuru e bem próximo do boqueirão de acesso, com escritura lavrada em 16 de fevereiro.

O grupo de empresários doadores tinha o intuito de beneficiar o clube com a visão estratégica de gerar progresso para a região e valorizar seus feitos imobiliários. O terreno doado tinha cerca de 81 m de frente para o canal e destinava-se à construção da subsede com cláusula firmada no instrumento de doação com prazo limite de dois anos para a conclusão, porém o clube não conseguiu cumprir.

Devido ao impasse, a doadora notificou judicialmente o ICRJ intentando o cancelamento da doação. Só em 22 de junho de 1976, sob a Comodoria de Chafik Saad, firmou-se um acordo que preservou para o clube a metade da área doada, efetivando assim, a construção de um primeiro imóvel.

Sob a direção do Comodoro Carlos de Brito, em agosto de 1984 o clube adquiriu outra área adjacente, de 392 m2. Já em 1988, na administração do Comodoro Paulo Fabiano Ferreira, o ICRJ comprou o restante do terreno retomado pela Companhia Odeon que tinha sido vendido ao Dr. Homero Souza e Silva. A intenção de expandir-se naquele local precioso era inegável.

Ao longo dos anos, a subsede cresceu. Os investimentos na propriedade foram muitos e hoje a infraestrutura é ótima para receber os associados e seus convidados em um dos seus 20 apartamentos, áreas verdes, sauna seca e a vapor, restaurante, hangar para embarcações, 109 metros de cais, além de um mirante extensivo à Praia do Forte com vistas deslumbrantes que fazem dessa subsede a preferida de muitos sócios.

Palmas: uma ilha para chamarmos de nossa

Foto Histórico ICRJ 4

A Ilha de Palmas, situada dentro da Baía de Guanabara, na Freguesia de Nossa Senhora da Ajuda, Ilha do Governador, foi usada a partir de 1915 como um depósito transitório e de segurança para explosivos. O local, que fica a 11 milhas náuticas da sede do ICRJ, chamou a atenção do clube.

Em 9 de julho de 1965, o Comodoro Carlos Pires de Mello e o Diretor Henrique Sereno, representando o ICRJ por deliberação do Conselho Deliberativo de 28 de abril de 1965, compraram da Nobel’s Explosives Company os espaços da ilha para uso do clube.

Desde então, foram feitas algumas melhorias, mas como a subsede ainda era pouco frequentada pelos associados, foi objeto de estudos pelo Conselho Deliberativo que, buscando alternativas de uso, pensou em instalar um estaleiro privado para atendimento de embarcações no local. A alternativa não foi adiante, mas com o empenho de alguns sócios e comodorias, a ilha foi progredindo.

A subsede da Ilha de Palmas, após melhorias ao longo dos anos, transformou-se em um verdadeiro paraíso. Com uma inquestionável beleza natural em plena Baía de Guanabara, o ambiente oferece aos associados piscina, quadra de esportes, banhos de mar, bar, churrasqueiras, restaurante, parquinho e espaços para eventos esportivos e sociais.

Palmas é a subsede mais próxima da sede e pode ser acessada através das coordenadas S 22o 47′ W 43o 09′ – Freqüência : VHF 73. O local também é bastante propício à pescaria e confraternizações, por isso já foi cenário de algumas competições do clube como o Torneio de Pesca de Cais e regatas com o percurso Rio – Ilha de Palmas/Ilha de Palmas – Rio.

iateabertura1200-510_large
Vista aérea – Sede Urca

 

Sobre o autor

Redação Rumar

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário