Clubes

Iate Clube de Santos – 70 anos dedicados ao mar

O Iate Clube de Santos – ICS, é uma associação de caráter esportivo sem fins lucrativos, criada para promover e divulgar a mentalidade marítima, tornando-se uma das mais importantes instituições náuticas do país. O Clube foi fundado em 1947 por um grupo de pessoas preocupadas em encontrar um lugar seguro para a guarda de suas embarcações, veleiros em sua maioria. Em suas sedes, são desenvolvidas atividades esportivas, sociais e culturais que promovem no meio de seus associados, a consciência da importância do Mar para a vida na Terra. A sua fundação se deu na casa de Dona Veridiana da Silva Prado, na Avenida Higienópolis 18 construída no ano de 1884 . Jorge da Silva Prado, um de seus bisnetos, foi o fundador e primeiro dirigente do ICS. A ata de criação do Iate Clube de Santos foi lavrada no dia 4 de junho de 1947. O local escolhido para instalação da sede náutica foi em Guarujá, ao lado da balsa, por apresentar águas protegidas e fácil acesso a São Paulo.

A Regata Santos-Rio que está em sua 67ª edição, é a mais importante regata oceânica do país e, tem como ponto de partida o ICS.

Atividades do Iate Clube

Devidos as características de sua atuação, o clube vem apoiando as atividades da Marinha do Brasil na divulgação de normas e recomendações por ela emitidas. Neste sentido, aproximou-se das capitanias dos portos de cada uma de suas sedes, assim como do Oitavo Comando Naval em São Paulo.

O ICS emprega cerca de 200 funcionários em suas sedes de São Paulo, Guarujá, Ilhabela e Angra dos Reis, além de oferecer ocupação a centenas de prestadores de serviços terceirizados como marinheiros, mecânicos, tapeceiros, marceneiros, pintores, laminadores, eletricistas, etc.

O clube abriga diretorias de vela, náutica, relações internacionais, serviços, pesca, social, eventos, marketing, obras. A diretoria de meio-ambiente obteve certificação da Fundação Vanzolini (com reconhecimento internacional), por suas práticas ambientais.

Ao longo dos anos, o Clube vem adequando a sua infraestrutura de serviços para alojar e movimentar número crescente de embarcações. Desenvolveu sistemas de rádio, para acompanhar todas as saídas e retornos de barcos de sua sede, além de apoiar o tráfego marítimo de maneira geral, e fornecer informações sobre tempo e condições do mar. A sala de rádio oferece apoio também em situações emergenciais envolvendo embarcações não associadas, oferecendo assim um serviço de utilidade pública. Com a expansão de suas novas sedes em Angra dos Reis (no Condomínio do Frade) e Ilhabela (na Ponta do Barreiro), a cobertura de rádio se tornou maior e mais eficiente.

O ICS formou uma ampla rede de clubes conveniados, com os quais mantém contratos de reciprocidade. Esses acordos fazem com que todas as sedes do Clube, recebam constantemente, embarcações de vários pontos do Brasil e do exterior, oferecendo apoio e serviços durante a permanência das embarcações. O clube é conhecido no meio náutico pela qualidade do atendimento a embarcações visitantes, sejam elas de clubes conveniados ou não.

Guarujá (1947)

sede_guaruja

Na cidade de São Paulo, chega-se a esta sede em pouco mais de uma hora. Sem passar pela cidade, o clube fica ao lado da balsa. Tornou-se referência em serviços náuticos. A infraestrutura da área náutica inclui posto de combustível (bandeira Petrobras), hangar de serviços para atender embarcações de até 80 pés com sistema de ar comprimido para pintura (com locação disponível também a terceiros), hangares para a guarda de embarcações no seco, vagas molhadas, dois travelifts (com capacidade para deslocar 35 e 75 toneladas), tratores com macacos hidráulicos e empilhadeiras. Em 2007, comemorando os 60 anos de fundação do clube, foi inaugurado nesta sede, um hangar de serviços que ampliou e modernizou a área náutica já existente no clube. Todas essas facilidades são operadas por uma equipe altamente capacitada, treinada na própria sede. Dispõe ainda e piscina, quadras de tênis e poliesportiva, completa academia e restaurantes. Para as crianças, tem playground, brinquedoteca, sala com computadores e mais espaço para brincar e andar de bicicleta. Agentes, apoiados por câmeras de vigilância e uma central de controle, proporcionam segurança 24 horas por dia.

Angra dos Reis (1990)

Angra dos Reis

Com suas 365 ilhas, desafia o navegador a conhecer o maior número possível de suas praias. A sede, adquirida em em 1986, vem apresentando franco crescimento em sua infraestrutura de serviços. O edifício-sede reúne restaurante, bar, área de estar e uma varanda panorâmica com vista deslumbrante. A área náutica oferece vagas no mar e no seco, em hangares bem protegidos; o heliponto é certificado para operação noturna. Equipes de segurança 24 horas controlam a movimentação em todo o perímetro. A sede reúne casas de veraneio dos associados, e apartamentos que podem ser alugados para sócios e seus convidados. Mais piscinas, quadras de tênis, casa para recreação das crianças, sauna, salas de massagem e cabeleireiro e uma academia envidraçada, com vista para o mar.

Sede Ilhabela (2005)

Ilhabela (2)

Fica na Ponta do Barreiro, a menos de um quilômetro do centro comercial da ilha. Voltada para o mar, a casa propicia uma das mais belas vistas do canal. O acesso à praia, restaurante e à maravilhosa piscina é facilitado por um plano inclinado que percorre os 40 metros de declive em menos de 1 minuto. Para quem chega do mar, o amplo píer oferece energia elétrica, água e Internet sem fio; outra opção é utilizar uma das diversas poitas instaladas nas proximidades. Para quem vem por terra, tem à disposição um estacionamento exclusivo para sócios. A sede tem certificado ambiental de atividades náuticas, possui um amplo deck que se projeta sobre o mar, praia de águas límpidas e conjunto de piscinas com bar. A ilha, é considerada “a capital brasileira da vela”.

Sede São Paulo (2008)

São Paulo

Neste ano, o ICS voltou às origens. A casa de Dona Veridiana da Silva Prado, na Avenida Higienópolis 18, foi transformada na sede paulistana do ICS, através de um acordo com o São Paulo Clube, proprietário deste imóvel, desde 1959.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário