Turismo

Velejando no Rio com o Guruga.

O video conta a história do Guruga, de seu barco Samaron e, nos convida a assistir um amanhecer ou, o por do sol, com uma nova perspectiva: do mar.

Explica que o nome do barco é uma homenagem ao Santo Saint Maron.

Guruga é o apelido de José Augusto Luderitz Barcellos Dias, velejador olímpico, que hoje se dedica ao ensino da vela, cursos de Arrais, ao turismo náutico e outras atividades complementares.

Destaca que a náutica pode ser extremamente importante no treinamento para a tomada de decisões. Argumenta que na vela tudo é “binário: senta-levanta, esquerda-direita, orça-arriba”. As pequenas decisões fazem toda a diferença nos resultados a serem atingidos. Pequenas decisões, podem ter grandes consequências. Estas ponderações, representam a arte de viver. Sobre decisões, a narradora conta uma experiência sua recente: “em março quando começou o lockdown em Barcelona, tivemos que tomar uma decisão. Ficamos em Barcelona ou voltamos para o Brasil. Deu sorte. Voltamos ao Brasil, durante os piores momentos da pandemia. A escolha foi acertada. Acabamos aproveitando para estarmos perto de amigos e da família, sem contar a velejada”.

Visual da navegada.

Guruga diz que quando está no barco, não pensa em mais nada, só naquilo que está vivenciando e, esta prática, funciona como uma verdadeira válvula de descape para se desestressar da vida”. Para ele, o barco a vela é um “desestresse total”.

O vídeo é narrado em inglês, por uma feliz cliente, com legendas em inglês, quando o narrador fala em português. Ela comenta: “com tanta tecnologia, fica cada vez mais difícil desconectar do nosso mundo virtual e de todos os problemas que vem dele. Quando velejamos, deixamos nossos celulares de lado para aproveitar o momento, para não perder as experiências e as memórias que são tão especiais para nós”.

Por último Guruga conta um pouco da sua história como velejador e sobre a compra e reforma do Samaron.

Início da reforma.
Ajustes finais com a filha Muriel. Orientando aspectos estéticos da reforma.

Confira a história completa no vídeo abaixo:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário