Notícias

Rio Boat Show traz de volta inovação e charme as águas cariocas

Divulgação/Rio Boat Show

Trazendo muitas novidades, experiências e tendências, a 23ª edição do Rio Boat Show, promete reunir o melhor do setor náutico brasileiro e internacional entre os dias 2 e 10 de abril de 2022. Sediado em um dos cartões postais mais belos do mundo, a Marina da Glória, o evento marca a retomada dos eventos e do turismo no Estado do Rio de Janeiro, além de se reafirmar como o maior e mais importante salão náutico outdoor da América Latina. 

Com o isolamento imposto pela pandemia, somado ao desejo de aproveitar a vida ao máximo e impulsionado pelo sucesso do São Paulo Boat Show, o setor náutico cresceu 30% em 2020, segundo dados da Acobar (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Seus Implementos). “Com as opções de lazer restritas e a possibilidade de se trabalhar em qualquer lugar, as famílias viram no mundo náutico uma possibilidade segura e divertida para se isolarem. A ideia de ter um barco passou a ser algo mais próximo das pessoas”, analisa Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica. “O segmento vem em uma crescente desde o início da pandemia e esperamos movimentar cerca de R$220 milhões em geração de negócios nesta edição”, completa.

O tradicional salão trará mais de 80 marcas expositoras, entre estaleiros, empresas especializadas em motores e equipamentos, fornecedoras de peças e de tecnologia, além de outras áreas da cadeia produtiva do setor. O visitante poderá conferir bem de perto os detalhes das luxuosas e diferentes embarcações, enquanto na água, o Rio Boat Show terá, mais uma vez, estandes inteiros flutuantes, com o visual belíssimo da Baía de Guanabara

No dia 3 de abril, às 20h, o já tradicional desfile noturno de barcos vai transformar o Rio Boat Show em uma espécie de passarela náutica, com as mais belas embarcações desfilando para o público com trilha sonora e iluminação especiais.

Reconhecendo esse enorme potencial do mercado náutico, o Ministério do Turismo irá ocupar um estande de mais de 700m² no salão. Destacado como um dos principais expositores da feira, além de fomentar negócios demonstrando os incentivos do Governo Federal ao setor, o estande do Ministério do Turismo irá apresentar a sua exposição os diversos destinos náuticos brasileiros[1] .

Preservação e sustentabilidade

Um dos grandes destaques do Rio Boat Show 2022 é o M/Y Ocean Warrior, um dos dez navios da Sea Shepherd – organização internacional de defesa pela conservação marinha e com a maior frota privada de navios do mundo. É a primeira vez que um barco da Sea Shepherd chega à costa brasileira e os visitantes do Rio Boat Show terão à disposição dois horários exclusivos por dia para realizar a visitação no barco. O público terá a oportunidade de conhecer de perto o trabalho de conservação oceânica que a organização realiza no mundo todo.

Tornando um sonho em realidade

No Rio Boat Show os amantes da vida náutica podem realizar o sonho de ter seu próprio barco. Durante o evento, os interessados em comprar um barco poderão agendar uma avaliação na água, diretamente com os expositores, realizando o test-drive durante os dias do evento. “Hoje, 50% dos negócios náuticos realizados no Brasil passam pelo Rio Boat Show e São Paulo Boat Show. O nosso salão reúne os melhores fornecedores e estaleiros da atualidade, bem como o que há de mais moderno e luxuoso no universo náutico. O evento traz produtos de todos os tamanhos e valores.”, afirma Thalita Vicentini, diretora geral do Rio Boat Show.

Para quem ainda não pretende comprar um barco ou então nunca provou o gostinho de sentir o vento bater no rosto no mar, o evento irá proporcionar uma experiência inesquecível e gratuita aos visitantes. Em parceria com a escola náutica CL Velas, o projeto “Minha primeira velejada”, vai proporcionar ao público a experiência completa de uma velejada.

Além de suas embarcações, o mundo náutico também é composto por tudo que remete a esse universo, como jóias, carros de alto luxo, empreendimentos, vinhos e a gastronomia que marca esses momentos especiais ao mar. O salão também reúne peças de marcas premium para quem busca adquirir produtos exclusivos e aspiracionais para compor seu lifestyle.

Seu livro no Rio Boat Show

“Navegar é preciso, viver não é preciso”. O famoso verso de Fernando Pessoa, enaltece o mar e seus navegadores, assim como vários outros títulos que retratam o mundo náutico, nos faz viajar pelas páginas.  Com o objetivo de promover a leitura e difundir obras de autores que escolheram o mundo náutico como tema de suas histórias, o projeto “Seu livro no Rio Boat Show”, é um espaço destinado à venda com a possibilidade de autógrafo, caso o autor esteja presente. Parte da renda arrecadada será doada ao Projeto Grael, que atende anualmente cerca de 700 crianças da rede pública de ensino, que além do esporte educacional, passam a frequentar as oficinas náuticas e são apresentados a alguns ofícios profissionalizantes relativos às embarcações.

Mas se até o fim do evento o visitante não comprar um barco, o Rio Boat Show 2022 dará mais uma chance para você viver momentos inesquecíveis sob as águas da Baía de Guanabara. No último dia do evento, 10 de abril, acontece o sorteio de um prêmio: os visitantes do salão poderão concorrer a um barco inflável da marca Torpedo Marine.

Serviço: 23° Rio Boat Show

Quando: De 2 a 10 de abril de 2022.

Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória, Rio de Janeiro

Horários:

 Dia 2/04: 14hs às 22hs (primeiro dia)

De 4 a 8/04: 15hs às 22hs

Dias 3 e 9/04: 12hs às 22hs

Dia 10/04: 12hs às 21hs (último dia)

Valor do ingresso: R$ 80,00 (crianças de até 1m não pagam)

Site: www.rioboatshow.com.br