Expedições

Beto Pandiani – o que o mar me ensinou sobre quarentena

Jovem Pan entrevista Beto Pandiani no Programa 45 do Primeiro Tempo

Captura de tela de 2020-04-09 13-05-25
Saindo da África do Sul, rumo ao Brasil.

Patrick Santos da Jovem Pan entrevistou em março de 2020, o velejador Beto Pandiani no programa 45 do Primeiro Tempo. A entrevista ocorreu durante a “quarentena” do Corona vírus que na data, ainda não tinha atingido a marca dos 40 dias.

Captura de tela de 2020-04-09 13-19-49
Em seu pequeno barco, no meio de um Oceano.

Beto é um experiente velejador de longo curso com uma característica singular. Já fez 7 longas travessias de 4.000 a 6.000 km, num pequeno veleiro com 8 m² de área habitável e detalhe, sem cabine para se proteger das intempéries. Em suas expedições, alcançou lugares remotos como a Antártica, Groenlândia, viajou do Chile ao Rio de Janeiro, passando por baixo da América do Sul, velejou de Miami a Ilha bela, e vai por aí, tudo em seu mini veleiro.

Captura de tela de 2020-04-09 14-44-48

Navegando entre as geleiras da Antártica.

Nesta entrevista, Beto relata estes momentos de isolamento e como fazia para vencê-los. Neste sentido, nos dá algumas dicas: é importante manter o bom humor, ter espírito de solidariedade, formar uma boa equipe e, ter um certo grau de criatividade. Afirma que o brasileiro já é por natureza, muito criativo e, continua: vivemos num País que tem seus ciclos fora de qualquer padrão, sendo exatamente neste ambiente que, desenvolvemos uma habilidade única de lidar com o imponderável. Líderes de outros países e CIOs, não conseguem entender como sobrevivemos a tantas tempestades”. E finalmente, concluí dizendo que chegou a hora de mostrarmos estas nossas aptidões e talentos, forjados fundamentalmente no espírito de coletividade que sem dúvida, nos ajudarão a vencer mais esta crise” planetária.

Assista o vídeo com trechos dessa entrevista:

e, ouça a entrevista completa com Beto Pandiani no pod cast da Jovem Pan através do link abaixo:

https://omny.fm/shows/jp-so-na-web/beto-pandiani-o-que-o-mar-me-ensinou-sobre-quarent