ESPORTE Vela

Veleiros da Ilha contrata técnico de campeão mundial

Divulgação/Veleiros da Ilha

Xandi Paradeda é o novo coordenador de vela do Iate Clube de Santa Catarina. Técnico do atual campeão de Optimist, o brasileiro Alex Kuhl, Xandi traz muita experiência na bagagem para comandar as classes Optimist, Snipe, Laser e 29er do Veleiros da Ilha. 

Como treinador, além de formar o único brasileiro campeão mundial de Optimist em 2021, Xandi tem duas passagens olímpicas, 2008, em Pequim, com o velejador André Fonseca (49er), e em 2021, nas Olimpíadas de Tóquio, com o atleta Jorge Zarif (Finn). 

Conhecido por sua experiência em diversas classes, Xandi coleciona muitos títulos como atleta. Entre eles o de Campeão Mundial de Snipe, em 2001, duas medalhas em pan-americanos, ouro em no Rio (2007) e prata em Winnipeg, Canadá (1999), além de inúmeras conquistas nacionais e internacionais em classes de Vela de Oceano e Monotipos. 

Após passar um período de adaptação em Florianópolis, onde pode avaliar diversos pontos técnicos, o treinador já se encontra em Recife (PE) para acompanhar os velejadores do Veleiros da Ilha no Campeonato Brasileiro de Optimist. “O Iate Clube de Santa Catarina está muito bem estruturado e com uma Comodoria com vontade e apoiando muito a vela. Temos ótimos profissionais e condições para trabalhar. Com certeza será um grande desafio, mas com ótimas perspectivas”, avalia Xandi. 

Para Xandi, são dois o desafios iniciais: aumentar o número de velejadores na Escola de Vela e focar no desempenho das equipes de rendimento. “A vela de base é fundamental para formarmos novos atletas. Por isso a Escola é tão importante. O Iate Clube de Santa Catarina sempre foi referência na formação de atletas e espero que a gente consiga dar continuidade e ampliar esse trabalho’, completa. 

Além do Campeonato Brasileiro de Optimist, que começa no dia 9 de janeiro, Xandi tem outros três compromissos com as equipes de Vela do Veleiros da Ilha no mês de janeiro, todos em Pernambuco. De 6 a 9 ocorre a Copa Brasil de Estreantes, de 9 a 17 o Brasileiro de OP, depois, de 16 a 23 tem o Campeonato Brasileiro de 29er, enquanto entre 22 e 30 encerra-se o calendário com a Copa da Juventude. 

Confira a entrevista com Xandi Paradeda

O que te motivou a escolher Florianópolis e o Veleiros da Ilha para o novo desafio profissional?

Eu Sempre velejei aqui. Tenho muitos amigos no Clube. Sempre houve uma vontade mútua, entre mim e o Comodoro Júnior de trabalharmos juntos. Este ano surgiu a oportunidade e fechamos a parceria.

Você conhece bem a cidade. O que acha da estrutura do Clube? E da raia de Jurerê?

O Veleiros da Ilha tem ótima estrutura, e a raia de Jurerê é a melhor do Brasil. Agora é trabalhar para desenvolver ainda mais a vela do Clube.

Quais são os principais desafios e qual o seu objetivo por aqui?

O Maior desafio é aumentar o número de velejadores do clube e, consequentemente, atingir ótimos resultados.

O que está achando de morar em Florianópolis?

Morar aqui é um privilégio. Eu e minha família estamos muito felizes.