Festa peruana e americana, nesta quarta-feira, no Iate Clube do Rio de Janeiro. O time do Peru (1), formado por Isabella Suazo, Arantza Valdibieso, Ana Sofia Bedoya, Stefano Moy e Salvador Marchena, ficou com o título por equipes do Campeonato Sul-Americano Optimist 2022. Já a equipe dos Estados Unidos (1), com os velejadores Finnegan Grainger, Wylder Smith, Cooper Keeves, Emilio Boanegra e Beck Brill, foi a vencedora da Copa das Nações, competição disputada pelas equipes da América Central e do Norte.
Para chegar ao título, o Peru (1) começou vencendo os times do Uruguai (1) e do Brasil (1). Na sequência foi superado pela Argentina (2) e venceu o Chile (1). Na semifinal, ganhou da equipe do Brasil (2), que terminou na terceira colocação. Na disputa do título, venceu as duas regatas contra time da Argentina (2), numa reedição da final de 2021, em Mar Del Plata. Naquela ocasião, a Argentina levou a melhor por 2 a 1.
Para Isabella Suazo, de 14 anos, a vitória teve um gostinho de revanche e foi ainda mais especial devido ao equilíbrio entre as 16 equipes participantes. “A nossa recuperação na primeira regata da final foi um dos momentos mais emocionantes da disputa, já que a equipe argentina é muito técnica e rápida. Mas, dessa vez, prevaleceu todo o nosso esforço coletivo”, comemorou a velejadora.
Já Salvador Marchena, de 13 anos, disse que a conquista peruana foi possível porque todos estavam seguros e motivados. “Estávamos treinando muito para esse momento e todo mundo cumpriu muito bem a sua função na regata”, elogiou.
O Sul-Americano por Equipes teve a participação de 16 times representando a Argentina (3), Brasil (3), Chile (3), Equador (1), Peru (1) e Uruguai (1). Já a Copa das Nações foi disputada por Bahamas (1), Bermudas (1), Canadá (2), Estados Unidos (3) e Porto Rico (1). Cada país pode inscrever no máximo três equipes nas competições.
Fase final do Sul-Americano
A partir desta quinta-feira, às 12h, os velejadores da Flotilha Ouro, com os 55 primeiros colocados na fase de classificação, buscam o título do Campeonato Sul-Americano Optimist 2022. Após as cinco primeiras regatas, o brasileiro Arthur Back mantém a liderança. Em segundo lugar está o americano Finnegan Granger, seguido do brasileiro Ricardo Backheuser, do americano Wylder Smith e do argentino e atual campeão sul-americano Franco Sanches. A única velejadora no Top 10 é a brasileira Joana Freitas, em nono. A competição termina nesta sexta-feira.
O Campeonato Sul-Americano da Classe Optimist 2022 é uma realização do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), com coordenação técnica da International Optimist Dinghy Association (IODA) e apoio da Associação Brasileira da Classe Optimist (OptiBRA) e da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).
Site oficial
https://2022southamericans.optiworld.org/en/default/races/race
Adicionar Comentário