ESPORTE Vela

Lars Grael conquista o título da XXVI Regata Preben Schmidt com o veleiro Marga, de 1933

Crédito: Gil Barreto

Na disputa da tradicional regata Preben Schmidt, em homenagem a um dos pioneiros da vela do Brasil e avô de Torben e Lars Grael, muita disputa também entre os veleiros clássicos.

Com seu veleiro Marga (RYC) construído na Finlândia em 1933, Lars venceu a regata de percurso com tempo corrigido de 2h50min27s deixando o Cangrejo de Ricardo Carvalho (ICRJ)em segundo e o Aileen (RYC) centenário barco de Torben Grael, feito em 1912, comandado pela bi-campeã olímpica Martine Grael, na terceira colocação.

“Foi uma regata com percurso de verdade. Nada de apenas rondar boias. Saímos do Saco de Francisco em Niterói, rondamos as Ilhas da Mãe e Ilha do Pai por Boreste e voltamos para o Rio Yacht Club aonde acontece tradicional confraternização entre os velejadores. Sim, como sempre na Vela de  Oceano, várias categorias com ênfase na competição entre clássicos seguindo a tradição do homenageado,  Preben Schmidt, assim como em categorias de competição como a vitória do Avohai na VPRS comandado por Nicholas Pellicano Grael (ICRJ) e o Katana de Carlos Chaves (ICB) na RGS”, disse Lars Grael.

Os irmãos Axel e TorbenGrael também competiram terminando em segundo com o quase centenário Corsair (RYC) na categoria dos barcos não medidos atrás do Suzy Dear (ICRJ) do comandante Adelmar e timoneado pelo experiente Roberto Pellicano.

Foram mais de 60 barcos na raia na disputa.