ESPORTE Vela

‘Estamos aqui para quebrar tabus’, diz velejadora Elisa Mirow, que comanda tripulação na 49ª Semana Internacional de Vela em Ilhabela

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela chega à sua 49ª edição com a maior quantidade de mulheres no comando de barcos da história da competição. O principal encontro da modalidade na América do Sul reúne os maiores nomes do esporte no país, que competirão em várias categorias com barcos de tamanhos e classes diferentes. Mais de 120 veleiros de todos os estados e até estrangeiros devem participar das regatas no litoral Norte de São Paulo.

Neste ano, 03 barcos serão comandados por mulheres. Entre eles está o “Minna” , de Elisa Mirow, capitã amadora que será responsável por uma tripulação de 10 pessoas, sendo 4 mulheres e 6 homens, incluindo seu marido. “Faço questão da presença dele porque, além de ser médico e nos dar esse apoio, ele é meu parceiro, fazemos tudo junto e um ótimo tripulante”, explica.

Há cinco anos, o casal entrou nas competições. No início, o marido era o capitão, mas percebeu com o tempo que a comandante da tripulação deveria ser Elisa, pois segundo ele a esposa veleja com a alma e o coração. “Foi um processo muito natural. Um dia ele me disse que estava na hora de uma mulher assumir o protagonismo na vela de oceano, e que eu deveria ser a comandante do Minna”, lembra Elisa. “No início, foi difícil ser reconhecida com essa patente, porque infelizmente ainda é natural achar que a voz de comando é masculina. Mas estamos aqui para quebrar tabus e minha missão é fazer com que o natural, que é ter também mulheres no comando de um barco, não seja estranho”, brinca.

Elisa é oficialmente comandante há quatro anos. Reconhecida pela Associação Brasileira de Velejadores (ABVO), no ano passado ela foi convidada para ser uma das coordenadoras da entidade. “Ter esse suporte da Associação é muito importante e representativo. Aumentar a frequência feminina nas competições nos inspira, dá força e incentiva”, explica Elisa.

E para dar corpo à voz feminina neste ano, a bicampeã olímpica Martine Grael e a medalhista Pan-Americana Gabriela Nicolino estarão na competição disputando na categoria ORC. “Estar ao lado dessas duas feras que representam o esporte mundialmente e levam o nome Brasil para o pódio é uma grande honra. Sem dúvidas eleva muito o nível da competição”, reflete.

Há 46 anos velejando, Elisa reconhece sua importância, mas não se considera um ícone do esporte: “Sempre pensei assim e quis trazer as pessoas para dentro da modalidade. Com o passar do tempo, fui amadurecendo e consigo entender melhor tanto as mulheres quanto os homens. Me considero feminista, mas não sou extremista. Acho que a mulher deve ser independente, nunca depender de um homem. Acredito que homens e mulheres têm a mesma capacidade de aprender tudo nesse mundo”, comenta.
Elisa Mirow finaliza afirmando: “Se eu servir como exemplo para essas futuras comandantes, já me sinto satisfeita”.

Elisa é natural do Rio de Janeiro e se apaixonou pelo esporte ainda pequena. Na adolescência começou a participar das provas de vela, mas ainda como apoio. Em 1982, disputou sua primeira prova e desde então passou a ser uma velejadora cruzeirista e forte competidora.

Com o patrocínio da Copra Alimentos, empresa pioneira e referência na produção de Óleo de Coco Extravirgem no Brasil, Elisa encara mais uma prova. Esse é o terceiro ano que a empresa investe na competição e abraçou a causa do empoderamento feminino em um esporte tradicional.

“Na Copra acreditamos no ser humano, na sua capacidade e na importância de ter paixão pelo que se faz, não importa o gênero. Mas fazemos questão de estar com a Elisa para abraçar essa causa e incentivar não só mulheres, mas também muitas crianças e adolescentes a praticarem esporte, seja ele qual for “, enfatiza Helcio de Oliveira, CEO da Copra.

Semana Internacional de Vela de Ilhabela é uma das competições mais importantes do país

Com mais de 120 barcos inscritos, começa no dia 23 de julho a 49a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, o maior encontro da modalidade na América do Sul. O evento reúne os principais nomes do esporte no país, como Martine Grael e Gabriela Nicolino, divididos em vários barcos de tamanhos e classes diferentes.

A abertura oficial acontecerá às 19h do dia 23 de julho, no Centro Cultural da Vila. O Campeonato se estende por uma semana, com diversos tipos de regatas. A mais longa acontecerá no domingo, 24.07, quando os veleiros sairão da Ilhabela, montaram a Ilha de Alcatrazes e retornarão. Nesta regata os competidores percorrem uma distância aproximada de 45 milhas náuticas, cerca de 83km. Com organização pelo Yacht Club de Ilhabela-YCI em parceria com a Prefeitura de Ilhabela e Marinha do Brasil, é uma competição extremamente respeitada que pode durar até 12h com os participantes em alto mar.