ESPORTE Vela

Davi Neves e Melissa Paradeda disputam o Mundial de Optimist na Turquia

Os velejadores Davi Neves e Melissa Paradeda já estão prontos para o início do Mundial de Optimist, categoria de base da vela, que começa nessa quarta-feira (29), em Bodrum, na Turquia. A dupla de atletas do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha faz parte da equipe brasileira. Além de Davi e Mel, outros três atletas completam o Time Brasil: Arthur Back, Joana Freitas e Zion Faria. Os cinco velejadores garantiram presença no Mundial após a Seletiva, realizada em Florianópolis, e o Brasileiro, disputado em Pernambuco.

Após a chegada na Turquia, os velejadores do Brasil aproveitaram as fortes condições de vento para treinarem na raia de Bodrum. “Os treinos foram bem puxados. Pegamos dias de ventos muito fortes, com média acima de 20 nós. Nesta terça-feira participamos da Abertura e agora quero descansar bastante para chegar bem para o começo do evento”, disse Davi Neves, que disputa seu primeiro Campeonato Mundial. 

A competição reúne 276 velejadores de 61 países em oito dias de regatas, seis deles reservados para as disputas individuais e outros dois para a competição por equipes. Com tantos atletas e um período longo de competição, a jovem Melissa Paradeda sabe que o Mundial será um campeonato definido nos detalhes. “Eu estou ansiosa para o Mundial. É um campeonato grande e o mais importante. Treinamos muito e acredito que estou bem preparada. Quero representar bem o Brasil”, falou Mel Paradeda. 

Nesta quarta-feira ocorrem as duas primeiras regatas da fase individual. Quinta e sexta a competição prossegue com outras quatro regatas e a definição dos atletas que prosseguirão na disputa pelo título. Sábado e domingo são dias reservados para a disputa por equipes e na segunda-feira os competidores voltam para mais três dias de regatas até a definição do campeão mundial. 

O Campeonato Mundial de Optimist terá transmissão ao vivo através do site – https://2022worlds.optiworld.org/en/default/races/race-directcomplet