ESPORTE Vela

Bayard Umbuzeiro Neto é o novo Comodoro da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano

A ABVO, Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, tem um novo Comodoro. O santista Bayard Umbuzeiro Neto, comandante do veleiro Inaê Soto 40, foi eleito em Assembleia Geral realizada na noite desta terça-feira e já tomou posse em mandato que irá até o fim de outubro de 2025.

Bayard tem mais de vinte anos competindo nos principais eventos de Vela de Oceano no país e terá o bicampeão olímpico, Torben Grael, como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, do veleiro Huka-Huka, como 2º vice-Comodoro.

“Nosso objetivo com a Nova ABVO é criar uma agenda que entenda e atenda o interesse de todos”, diz Bayard: “Vamos buscar promover a otimização e racionalização do calendário nacional , negociando com os clubes a viabilização de eventos , objetivando agregar maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais. Vamos estreitar o relacionamento com os clubes , oferecendo suporte técnico em todos os níveis para realização dos eventos , propondo criação de uma CR Virtual e apuração instantânea dos resultados , audiências de protestos e etc”, destacou.

A Copa Brasil de Vela de Oceano também será fortalecida pela nova comodoria: “Daremos o devido destaque à Copa Brasil com o fim de premiar as equipes/embarcações com maior regularidade na temporada promovendo o encontro e congraçamento dos velejadores para a entrega de prêmios e iremos instituir o Prêmio ABVO que será itinerante a pessoas que se destacaram no meio da Vela de Oceano”.

A Nova ABVO seguirá também nos programas de incentivo ao esporte no âmbito federal com fins de obter patrocínio privado incentivado viabilizando a realização do Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano.

Também irá articular com o Governo Federal buscando incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações.