ESPORTE Vela

Barcos mais modernos do Brasil confirmam presença na Semana de Vela de Angra dos Reis

Barco Crioula / Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias Acervo SIVI

Os dois principais barcos do país confirmaram presença para a disputa da Semana de Vela de Angra dos Reis, que acontece entre os dias 7 e 11 de setembro, que acontece no Angra dos Reis Marina Clube e no Colégio Naval.

O Crioula, moderno barco TP 52, campeão Brasileiro na classe ORC no começo do ano e campeão da Semana de Vela de Ilhabela, virá forte com a tripulação comandada por Eduardo Plass e com o velejador olímpico Samuel Albrecht: “Crioula está confirmado, está em nosso calendário, tem tudo para ser um bom campeonato”, disse Albrecht.

Também pela ORC, o barco Phoenix, vice-campeão em Ilhabela, e com o Botim 44, promete uma boa disputa com o Crioula e conta com a presença de Eduardo Souza Ramos no comando, com participação olímpica em Los Angeles 1984 e com André Fonseca, o Bochecha, com três Olimpíadas no currículo e três The Ocean Race, a regata volta ao mundo: “Voltaremos a velejar em Angra com barcos de oceano, faz um tempo que não tem eventos por lá e estamos ansiosos pela participação”, disse Fonseca.

Barco Phoenix / Crédito: Matias Capizzano / Acervo SIVI

Samuca comentou sobre a rivalidade com o Phoenix que será retomada na Baía de Ilha Grande: “É saudável, sempre bom , os dois barcos puxam o nível de Vela de Oceano para cima, essa disputa faz com que sigamos evoluindo, aprimorando e nos motiva estar competindo”.

O evento terá as disputas das classes ORC, Bico de Proa e Multicasco e será o Campeonato Brasileiro para a classe BRA-RGS,a de entrada na vela de Oceano, e também Brasileiro dos Veleiros Clássicos. A competição tem a realização do Angra dos Reis Marina Clube e da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis através da Secretaria Executiva de Esportes e Lazer , com chancela da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO.

As inscrições podem ser feitas através do link https://www.ticketsports.com.br/e/semana-de-vela-de-angra-dos-reis-34142. O primeiro lote promocional se encerra neste domingo, dia 7.

A Semana de Vela de Angra dos Reis acontece no Angra dos Reis Marina Clube e no Colégio Naval.

As inscrições serão limitadas a 100 veleiros e os 50 primeiros inscritos terão disponíveis ancoradouros no Angra dos Reis Marina Clube e no Colégio Naval.  Para as classes ORC e BRA-RGS serão aceitos apenas veleiros filiados à ABVO. 

“Estamos com grandes expectativas para a Semana Internacional de Vela de Angra dos Reis, evento que vai unir as belezas naturais do mar de nossa cidade e o glamour das belas regatas que acontecerão aqui. Será um evento único e que fará história. Aguardamos todos aqui”, disse Vitor Simões, Secretário Executivo de Esporte e Lazer de Angra dos Reis.

“Angra dos Reis é um dos pólos da vela brasileira e merecia um evento desse porte. Esperamos as maiores equipes do Brasil e grandes disputas na linda Baía de Ilha Grande”, apontou Mario Martinez, Comodoro da ABVO.

Programação Oficial:

7/09

19h – Abertura oficial da Semana de Vela de Angra dos Reis
Credenciamento e retirada do Kit velejador
Jantar dos Comandantes  
 Local:  Clube Coqueiro – Colégio Naval

8/09

8h até 10h –  Credenciamento e retirada do Kit velejador – Local: Angra dos Reis Marina Clube
12h –  Largada das regatas – Local: Baía da Ilha Grande
18h –  Canoa de cerveja, DJ, Show de Rock e Blues – Local:  Angra dos Reis Marina Clube

9/09

12h –  Largada das regatas – Local: Baía da Ilha Grande
18h –  Canoa de cerveja, DJ, Show de Rock e Blues – Local:  Angra dos Reis Marina Clube

10/09

9h até 10h –  Desfile dos veleiros Baía em frente ao Colégio Naval  

12h – Largada da regata em homenagem ao Colégio Naval – Local: Baía da Ilha Grande  

18h –  Canoa de cerveja, DJ, Show de Rock e Blues –  Local:  Angra dos Reis Marina Clube

11/09

12h –  Largada das regatas – Local: Baía da Ilha Grande
18h –  Premiação Regata Colégio Naval e Semana de Vela de Angra dos Reis Encerramento Local: Clube Coqueiro – Colégio Naval

A Semana de Vela de Angra dos Reis tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria Executiva de Esportes e Lazer de Angra dos Reis através da Lei de Incentivo ao Esporte do Município de Angra dos Reis, Colégio Naval e NET RJ.