ESPORTE Vela

Barco Tetracampeão Mundial segue líder no Brasileiro de Oceano em Ubatuba

Aline Bassi / Balaio de Ideias

O veleiro Bruschetta, modelo J-24 tetracampeão mundial nas mãos de Maurício Santa Cruz, venceu mais uma regata, neste domingo, e segue na liderança na classe BRA-RGS a frente do Lady Lou, comandado por Torben Grael, no Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano realizado no 12º International Paint Ubatuba Sailing Festival, realizado pelo Ubatuba Iate Clube.
O Bruschetta, comandado por Evando Csordas, completou a única regata do dia, uma barla-sota de quatro pernas com bóia nas proximidades da ilha de Anchieta, com 1h06min50s no tempo corrigido, e está em primeiro com dois pontos perdidos contra cinco pontos perdidos do Lady Lou que ficou em segundo neste domingo finalizando a regata com 1h07min55s no tempo corrigido. 
A regata demorou quase duas horas para começar por conta dos fracos ventos: “A previsão era essa, ia entrar o vento leste um pouco mais tarde, entrou fraco e depois foi melhorando . Foi uma barla-sota, o que prevaleceu foram as manobras da tripulação, estamos satisfeitos com o resultado”, disse Maurício Santa Cruz, o Santinha, que está voltando ao barco que lhe deu muitas alegrias na carreira e que hoje é comandado por Evandro Csordas: “Entrosamento é quando termina o campeonato, cada dia vai melhorando , quanto mais tempo está junto melhor, ainda temos dois dias, aqui os ventos costumam ser mais fracos e teremos ainda uma regata de percurso e ainda falta muito, campeonato sempre termina na última regata, é preciso seguir concentrado”. 
Maurício Santa Cruz tem ao todo cinco títulos mundiais e ainda medalhade Ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro.
Barcos de Santos (SP) lideram na principal classe da Vela de Oceano e tem o barco do RJ, de Lars Grael, na disputa
Na classe principal da Vela de Oceano,a ORC, foram realizadas duas regatas e o Phoenix, barco mais moderno do país, segue na liderança com quatro pontos perdidos.  O veleiro ficou em segundo na primeira e venceu a segunda regata do dia. Ele tem a forte concorrência do 4Z Phytoervas, barco também de Santos (SP), que venceu a primeira regata do dia e terminou em segundo na outra,fechando o segundo dia com sete pontos perdidos: “Dia começou com vento, não tinha vento, daí soprou um leste. Temos um barco que performa bem em condições de vento fraco , é um barco leve. Temos esses barcos que despontam o caso o Phoenix, mais moderno, o Rudá e o Avohai do Lars que é um grande velejador. Velejamos muito bem na primeira regata, percebemos que havia uma maré bastante forte e acreditou no lado esquerdo da raia e funcionou bem, conseguimos velejar normal sem inventar e saímos vitoriosos. A segunda regata começou com mais vento e ele foi diminuindo ao longo e mudando sendo o centro da raia o melhor para ficar. Conseguimos nos defender e escalar posição e estamos na disputa. Pra nós é um prazer disputar com grandes veleiros da classe oceânica e o evento está ótima, muito bem organizado. Queremos agradecer a ABVO por todo o empenho, ao Mario Martinez nosso comodoro e estamos aí para corrermos as regatas”, declarou Marcelo Bellotti, do Phytoervas 4Z. 
O Avohai, de Lars Grael, é o terceiro colocado com dez pontos perdidos e segue na briga. Neste domingo o veleiro terminou em terceiro na primeira regata e em quinto na segunda. 
O Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano segue nesta segunda-feira com regatas começando  a partir das 12h com previsão de vento sul e previsão de vento leste no último dia, a terça-feira. Nesta segunda-feira ao final do dia haverá uma palestra técnica com Sylvestre Santos, da International Paint, sobre pintura de barcos e premiação da regata Ilha Vitória de sábado.  
Resultados Acumulado Geral até 05/09 (mais resultados no site https://www.ubatubaiateclube.com.br/ubatubasailingfestival)

ORC
1 – Phoenix – 4 pontos perdidos

2 – 4Z Phytoervas – 7 pp
3 – Avohai – 10

4 – Rudá – 16

5 – Bicho Grilo – 17
6 – Asbar IV – 18
7 – Bravo – 25
8 – Loyalty 06 – 25
9 – Caballo Loco – 2810 – Asbar II – 28,50

11 – Maestrale Due – 32
12 – Argos – 32,50

13 – Zorro – 33
14 – Montecristo – 39

15 – Tanuki – 46
16 – MyBoy – 51

17 – Beiramar – 52


BRA-RGS e Clássicos
1 – Bruschetta -2 pontos perdidos

2 – Lady Lou – 5 pp

3 – BelezaPura 2 – 7

4 – Kameha Meha – 8

5 – Bravo I – 10
6 – BL3 Urca – 12

7 – Mais Rabugento – 13
8 – Lucnan – 17
9 – Tachaua – 21

10 – Kaiamurá – 26

11 – Iguinho di Mamãe – 27

12 – Mais Bakanna – 29

13 – Malagueta 4 – 31

14 – Baforada – 32

15 – Criloa – 33

16 – Blue Peace – 34

17 – Asterisco – 36

Bico de Proa 
1 – Nautilus – 3

2 – Anaue – 5

3 – Blu 1 – 6

4 – Reggae – 12

5 – Sirocco – 16

6 – San Nicolla – 21

6 – Baguncitas – 21