Vela

A 32ª edição do Circuito Oceânico de Santa Catarina confirmado para 27 a 30 de janeiro 2021

A Comodoria do Veleiros da Ilha confirmou a realização do 32º Circuito Oceânico entre os dias 27 e 30 de janeiro, em Jurerê, na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina. A tradicional competição de vela oceânica será realizada nas classes ORC, IRC, C30, RGS, RGS-Cruzeiro e Bico de Proa. O evento já conta com diversas embarcações confirmadas. O Circuito Oceânico tem a parceria com a ABVO, Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

Barcos na raia na edição anterior / Crédito: Green Multimedia

Estamos muito contentes em poder realizar mais um evento em Jurerê. Após o enorme sucesso que foi nossa Volta à Ilha no final do ano passado, estamos confiantes que o Circuito terá o mesmo sucesso. Nossa equipe de eventos náuticos está preparando uma grande competição, tanto dentro quanto fora d´água, e tomando todos os cuidados necessários para ser realizado dentro das diretrizes e normas de saúde”, explica o Comodoro Junior.

Como tem sido tradição nos últimos anos, o circuito contará com regatas de percurso e barla-sota para todas as classes, com exceção das classes RGS Cruzeiro e Bico de Proa, que terão uma raia especial com regatas de percurso todos os dias. Esse método já foi implementado nas últimas duas edições do evento, para atrair mais embarcações e tornar as regatas mais acessíveis aos velejadores cruzeiristas.

Crédito: Iate Clube de Santa Catarina

A ideia de usarmos duas raias para o Circuito é para trazer mais embarcações para o evento e proporcionar boas condições para todas as classes. Teremos um evento técnico, com ótimas tripulações nas classes mais competitivas e, regatas de percurso passando pelas praias para as classes de cruzeiro. O importante é que todas as tripulações consigam prestigiar o Circuito que está sendo preparado com bastante cuidado pela equipe de eventos”, comenta Ricardo Navarro, PRO do Circuito Oceânico.

“Será o primeiro grande evento do ano da Vela de Oceano, com parceria da ABVO que, deve ter grande adesão de barcos de todo o país já na nova legislação de obrigatoriedade de filiação. O Veleiros da Ilha (Iate Clube de Santa Catarina) sempre proporciona um grande evento e certamente será mais um nessa tradicional competição”, destacou Mario Martinez, Comodoro da ABVO.

Formato da disputa:

Estão previstas seis regatas para as classes ORC, IRC, C30 e BRA-RGS, sendo uma longa e cinco barla-sota. A Comissão de Regatas pode optar por realizar uma regata média e a mesma será no lugar de uma das regatas barla-sota. Já as classes RGS Cruzeiro, Bico de Proa e Multicascos têm quatro regatas previstas no programa, sendo uma longa e três médias.

A confirmação de que regatas serão realizadas em cada dia será feita por aviso colocado no quadro oficial no mais tardar até a manhã da regata correspondente. Serão realizadas no máximo duas regatas para cada classe por dia, exceto RGS Cruzeiro e Bico de Proa, nas quais serão disputadas apenas uma. O horário programado para o sinal de atenção é 12h, exceto na regata de percurso longo, quando será às 11h. Não serão dadas largadas após as 16h no último dia de competição (30 de janeiro).

Inscrições e programação.

As inscrições para o Circuito Oceânico estão abertas para todas as classes e, poderão ser feitas através do e-mail <eventosnauticos@icsc.>, aos cuidados da gerência de eventos. As confirmações de inscrições e pesagens, ocorrem na terça a quarta-feira (dias 25 e 26 de janeiro) e as regatas têm início a partir de 27 de janeiro.

O 32º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina faz parte do PROJETO CALENDÁRIO NÁUTICO 2019/2020- Cidade de Florianópolis – ANO 4 – Nº SLIE: 1813953-12 – Processo nº 58000.005543/2018-31, e conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Diprape, Casas D’Agua, Bry Tecnologia e ainda do patrocinador pessoa física Sr. Umberto Gobbato, com o apoio da ABVO.

Crédito: Iate Clube de Santa Catarina

Fotos:

<http://icsc.com.br/noticia/circuito-oceanico-confirmado-em-florianopolis-entre-os-dias-27-e-30-de-janeiro/>

<http://icsc.com.br/>

Mais informações com Fabrizio Gallas (+55 21 994004061) ou Danilo Caboclo (+55 48 99177-8099)

Barcos na raia na edição anterior / Crédito: Green Multimedia