ESPORTE Surf

Pascoal e Tom Curren

Pascoal Roberto Espósito nasceu em Santos, no dia 17 de abril de 1957. Seu pai, Francesco, era ourives e fundou na Rua Sete de Setembro, na Vila Nova, em Santos, a Relojoaria Suiça, homônima à famosa rede de joalherias. Aos sete anos, Pascoal já pegava ondinhas de jacaré sobre sua pranchinha de isopor. Ele logo iria migrar para as pranchas de madeirite, influenciado
pelos pioneiros surfistas de Santos que começavam a disputar as ondas nas praias.
Ele acompanhou a evolução do madeirite para as pranchas de isopor e depois de poliuretano. Pela vocação, exemplo ou habilidade manual herdada do pai, Pascoal progrediu como designer e shaper artesanal de pranchas.
Pascoal foi reconhecido como um dos melhores shapers de Santos. Seu diferencial perante outros concorrentes era sua qualidade como surfista. Dentro d’água ele testava os novos materiais e tendências, lançou sua marca Pascoal Surfboards, em 1972, e depois se associou a outros grandes fabricantes da Baixada. Sua primeira oficina foi no quartinho dos fundos da casa dos pais, na avenida Francisco Glicério, próxima ao Canal 2.
Junto ao amigo Akira tornou conhecida e respeitada a marca Akipa Surfboards, em 1975. Associou-se também com Delton Menezes, Zeca Glass e Alcides, criador da Special Royd. Nos primeiros anos da década de 1980 ele lançou sua última marca, a Star Model Surfboards.
Em 1985, para superar as dificuldades econômicas do Brasil, Pascoal foi para Portugal explorar o mercado internacional. Em 1989, ele desbravou as Ilhas Canárias, possessões espanholas do Atlântico. A partir daí, todo início de verão, Pascoal passava a temporada em Tenerife, a maior das ilhas espanholas, próxima à costa da África Ocidental, onde produzia suas pranchas e voltava ao Brasil. Foi lá que aconteceu o ponto alto na sua carreira. No ano de 1992, Pascoal chegou a reunir os cinco melhores surfistas prós das Ilhas Canárias, entre eles Johnny, Francis e Juama. Numa das competições, um dos maiores surfistas do mundo à época, o norte-americano
Tom Curren, surfou e aprovou uma das pranchas de um competidor da Star Model. Na época o surfista campeão tinha acabado de fechar um contrato com a Rip Curl e tornou a marca Star Model ainda mais prestigiada.
Considerado por muitos um grande surfista, além de shaper reconhecido, a trajetória de Pascoal foi abreviada em 1997. Aos 40 anos de idade, Pascoal saiu da vida para entrar na memória do surfe brasileiro. Atualmente, seu filho Bruno, que herdou o talento do pai, segue a sua saga sobre as ondas.


Acompanhe nossas publicações no facebook e no instagram @museudosurfesantos