Mentalidade marítima

Presidente da SOAMAR-RIO, Dr. José Antônio de Souza Batista esclarece sobre o Plano Estratégico da Marinha 2020-2040 e a Amazônia Azul.

https://www.marinha.mil.br/secirm/amazoniaazul

Em palestra ao vivo pela internet no dia 24 de setembro deste ano, para a Loja Maçônica Mario Behring do Estado do Rio de Janeiro, Dr. José Antônio de Souza Batista, Presidente da SOAMAR-RIO, aborda assuntos de suma importância para todos os brasileiros. Elucida o significado e a relevância da AMAZÔNIA AZUL para o Brasil, sua origem e, temas complementares, como MENTALIDADE MARÍTIMA, PODER MARÍTIMO, PODER NAVAL, PLANO ESTRATÉGICO DA MARINHA para o período de 2020 / 2040 e, a Missão da SOAMAR.

Através de sua explanação, vamos entendo melhor o significado e a importância econômica, cultural e estratégica de uma área no Oceano Atlântico com 5,7 milhões de Km 2 a qual, abriga grande biodiversidade, petróleo, gás natural e, um potencial pesqueiro incalculável.

Vamos saber que o conceito Amazônia Azul, desdobra-se em diversos subitens como Mar Territorial (MT), Zona Contígua (ZC), Zona Econômica Exclusiva (ZEE), Plataforma Continental (PC) os quais, vão sendo elucidados ao longo da palestra. Finalmente começa a abordar sobre a IMPORTÂNCIA econômica e estratégica desta vasta área (equivalente a aproximadamente metade do território continental brasileiro). Nesta altura, Dr. José Antônio ressalta a missão da Marinha do Brasil, na defesa deste patrimônio: Posso afirmar com absoluta tranquilidade que o futuro do Brasil repousa nesta área magnífica. A partir de agora, nós devemos contemplar o mar não só como beleza natural e lazer. Mas saber que o MAR e as hidrovias são vitais para a sobrevivência e prosperidade do Estado Brasileiro, tanto pelo aproveitamento econômico de recursos nestes espaços, com destaque para a produção de energia renovável, como pela conexão mundial, através do comércio exterior.

O Oceano Atlântico é responsável entre outras, por:

– 95% do Comércio Exterior;

– 90% das comunicações por cabos de fibra ótica”.

COMO GARANTIR E PROTEGER ESTAS RIQUEZAS?

Neste sentido elucida: “a Marinha do Brasil precisa estar equipada de forma eficiente para operar nesta imensa área, equipada com submarinos de alta tecnologia do PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINOS- PROSUB, MODERNAS FRAGATAS e uma AVIAÇÃO NAVAL operativa”.

Fragata Independência – F44 e o Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico – A140, na Operação Aspirantex 2019. Crédito: https://www.naval.com.br/blog/2019/04/24/foto-fragata-independencia-e-porta-helicopteros-atlantico/

JOSÉ ANTÔNIO DE SOUZA BATISTA, é Advogado e Jornalista, Presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha do Rio de Janeiro, Membro da Academia Nacional de Economia, Mestre Maçon da Loja Mario Behring da Grande Loja do Estado do Rio de Janeiro.

Saiba mais, acompanhando no vídeo abaixo, a íntegra da palestra:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário