Expedições

Viagem da Rota Polar se aproxima

Por Beto Pandiani

A viagem Rota Polar se aproxima do início. Pelo nosso cronograma dia 15 de maio temos que estar no Alasca para receber o barco que chega de navio de Seattle.
Teremos 15 dias para montá-lo, e testar toda a tecnologia, como câmeras, transmissão de dados via satélite, dessalinizador, eletrônicos de navegação, piloto automático, painéis solares, baterias, e o armazenamento da carga.
Também teremos que experimentar o barco que é revolucionário comparado aos anteriores, pois tem um sistema de foils que erguem um pouco os dois cascos da água.
Temos muito aprendizado pela frente, e também teremos que nos aclimatar, afinal vamos passar 100 dias no Oceano Ártico.
Para quem esta desatualizado, a viagem começará no Pacífico Norte, Alasca, e percorrerá o norte das Américas, passando pela Passagem Noroeste em cima do Canadá. O objetivo é chegar ao Atlântico Norte, provavelmente na Groenlândia. Vai depender da quantidade de gelo que vamos encontrar no caminho.
Este barco tem uma solução genial para os dias sem vento. Um sistema de pedal que vc pode ver nas fotos, ou seja, acabou o vento, pedalamos.
O objetivo principal desta viagem é fazer um filme sobre mudanças climáticas, pois esta rota permaneceu congelada por séculos e agora vem abrindo por causa da retração da Calota Polar.
Se depois de 100 dias cruzarmos a passagem que nunca foi aberta, algo aconteceu no clima desta região. O que houve?
Este será o tema central da nossa investigação que contará com entrevistas com cientistas e pesquisadores.
O filme será produzido pela @tocha_filmes
Estamos ainda captando recursos. Já temos 3 parceiros, @sabespcia @yunyincorporadora e um outro que em breve vou divulgar.
Estou procurando empresas que tenham comprometimento com ESG e tenham interesse de alinhar seus valores com os da viagem
Vamos ter um braço de educação com potencial para atingir 500 mil jovens da rede pública de segundo grau.
É um projeto fascinante que será transmitido em tempo real em várias plataformas, e produzirá um conteúdo riquíssimo
Os produtos, filme, livro e exposição fotográfica acontecerão em 2023.
@polaris.igor e eu temos muitos desafios pela frente.
Beto Pandiani