ESPORTE Vela

 Velejadores se preparam para a etapa da Copa Brasil de Praia – Etapa Arraial do Cabo (RJ)

A cidade de Arraial do Cabo (RJ) recebe, a partir desta quinta-feira, as regatas da etapa local da Copa Brasil de Praia.

O campeonato reúne nove classes: ILCA 7 e 6, Snipe, Hobie Cat 14 e 16, Optimist, Dingue, IQFOIL e Wingfoil e terá provas até o domingo (15).

A cerimônia de abertura  do evento está marcada para as 10h e a reunião de comandantes às 11h. A sede do  fica na areia da Praia dos Anjos, ao lado do palco montado para receber os shows de aniversário da cidade. 

As classes Ilca 6, Ilca 7, Snipe e Hobie Cat têm 11 regatas previstas. Dingue e Optimist possuem oito regatas programadas, já Wingfoil (F/M) são doze e a iQFOiL (F/M) com 15 programadas.

O campeonato organizado pela CBVela – Confederação Brasileira de Vela é válido como avaliação para a convocação da Equipe Brasileira de Vela Jovem para os XII Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022, que ocorrem no mês de outubro na capital paraguaia. As regatas serão em Encarnación e terão as seguintes classes: Sunfish (masculina e feminina), ILCA 7 e 6, iQFoil (masculino e feminino) e Snipe misto. 

Os principais atletas chegaram no início da semana para conhecer as raias de Arraial do Cabo (RJ) e buscar um melhor resultado final após as provas. A previsão é de tempo indica clima estável e ventos de até 8 nós na estreia.

“A previsão de vento é médio para forte, sendo isso muito bom e acredito que vamos realizar todas as regatas. Ate domingo, acreditamos que continue com essa previsão de tempo. A CBVela está muito feliz com a participação e estrutura aqui em Arraial do Cabo. As pessoas estão participando e a prefeitura da cidade está de parabéns!”, explicou Walter Böddener, gerente de eventos da CBVela.

“Estamos em Arraial do Cabo e falta um dia para a competição. Os atletas estão fazendo sua preparação e manutenção nos barcos para que tudo esteja pronto para amanhã. A expectativa é muito boa e tivemos o número de inscrições acima da expectativa. Cerca de 85 barcos estarão competindo e estamos muito felizes com esse número de participantes”. 

Classes novas como o iQFoil e Wingfoil também marcarão presença na raia da região dos Lagos fluminense. “Estamos aqui em Arraial, Rio de Janeiro. A expectativa é aprender e se divertir em primeiro lugar! Nunca velejei aqui em Arraial. Será muito legal participar já que não conseguimos nos reunir durante o ano por ser cada um de um canto do Brasil. Sou de Porto Alegre e será muito legal trocar ideia com outros velejadores”, conta Larissa, velejadora da classe IQFoil.  

As áreas de competição serão na Enseada de Arraial do Cabo entre a Praia dos Anjos, Ilha do Farol e a Ilha dos Porcos. Os percursos serão no formato barla-sota, trapezoidal, slalom ou triangular conforme descrito nas instruções de regatas a critério da Comissão de Regata.

“Estava treinando e acabei quebrando o mastro, mas é normal. Mesmo com o mastro quebrado foi importante para conhecer a raia! Já que não é uma raia muito conhecida pelos velejadores. Sou do Rio Grande do Sul e achei a raia bem difícil, mas estou com boas expectativas para o campeonato!”, Francisco Darli, de 13 anos e velejador de Snipe. 

A Copa Brasil de Vela é organizada pela Confederação Brasileira de Vela, com apoio da Prefeitura de Arraial do Cabo e as suas Secretarias de Governo, Eventos, Esporte e Lazer, Turismo, Ambiente e Saneamento, Fundação do Meio Ambiente e Associação de Meios de Hospedagem de Arraial do Cabo (AMHAR).