ESPORTE Vela

Argos X leva o título da Regata do Inverso, em Ubatuba

Dezoito equipes participaram da 20ª edição da Regata do Inverso, na qual a lógica tradicional das regatas é invertida e cada barco larga individualmente, em um tempo determinado pela organização baseado em seu rating. O objetivo é proporcionar uma chegada mais “pegada” a medida que as equipe tendem a se aproximar umas das outra durante o percurso.

O percurso da regata de foi o contorno da Ilha do Mar Virado por boreste, partindo das proximidades da Ponta Grossa.
Assim foi que exatamente ao meio-dia o Winner, um Ranger 22 foi o primeiro a largar, “puxando” a flotilha.

O dia quente e ensolarado foi dando lugar a uma formação de nuvens mais ao sul e uma chuva grossa, associada a rajadas que chegaram fortes quando a maior parte da flotilha estava fazendo a volta à Ilha do Mar Virado.

Com as equipes encarando a mudança no tempo, muitos enfrentaram de frente o desafio de continuar a regata embaixo de chuva grossa, outras, por precaução, decidiram, baixar velas e voltar ao clube a motor.

Com isso nove equipes concluíram a regata, que encerrou o final de semana que teve ainda a regata Ele & Ela – Eles & Elas, realizada no sábado.

A vitória nesta 20ª edição da Regata do Inverso ficou com o veleiro Argos X, de Jaime Cupertino. Em segundo, o Gaudério I, de Laurence Colvara e com o Winner, de Nancy Marton, na terceira colocação. Vale registar também as equipes que completaram essa regata desafidora, que foram Twister, Ka Mua, Mais Rabugento, Feitiço e Live Free.

Com a realização das duas regatas deste final de semana o Ubatuba Iate Clube da início à sua temporada de vela 2024, cujo próximo evento é o International Paint Ubatuba Sailing Festival, que acontece entre os dias 29 e 31 de março.