ESPORTE Vela

Argentinos dominam regata de percurso na sexta-feira na Semana Internacional de Vela de Angra dos Reis

Sandokan / Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

Os veleiros argentinos dominaram a regata de percurso desta sexta-feira realizada na Baía da Ribeira na disputa da Semana Internacional de Vela de Angra dos Reis que vale para a disputa do Campeonato Brasileiro da classe ORC, a principal do país e reconhecida pela World Sailing. A competição é  realizada pelo Angra dos Reis Marina Clube e com parceria com a Prefeitura de Angra dos Reis.


Após as duas vitórias de quinta-feira em regatas de barla sota, o Katara, de Julian Somodi, voltou a vencer e aumentou a diferença na tabela geral de classificação com três pontos perdidos. A equipe tem o reforço do carioca André Mirsky. O atleta que aprendeu a velejar em Angra dos Reis é o tático do barco. O Katara completou o percurso de 16 milhas contornando a Ilha de Búzios, Laje do Coronel, Laje do Fundo e a Laje da Figueira após 3h04min22 no tempo corrigido enquanto que o Sandokan, de Federico Breuer ficou em segundo com 3h08min12s no corrigido. O Bravo, de Jorge Berdasco, um modelo C30, terminou em terceiro lugar. 


Apesar da nona colocação, o Crioula, atual campeão, segue na segunda posição geral com 13 pontos perdidos, mas ainda na briga pelo título. A partir de cinco regatas haverá o descarte do pior resultado,. Também com 13 pontos perdidos está o Sandokan empatado com o Crioula e entrando na briga pelo título. O Rudá, do Guarujá (SP), ocupa a quarta colocação com 15 pontos perdidos.


Federico Breuer, comandante do Sandokan, destacou: “Muito linda a regata, o lugar para velejar é incrível, tem uma paisagem incrível, é um paraíso na Terra. As pessoas aqui são muito generosas, o comodoro Francisco é incrível a amabilidade para nós que viemos da Argentina, de longe, tudo o que necessitamos. A regata de hoje foi bem difícil com muita tática entre as ilhas, onde fomos buscando o vento, foi muito divertido. O lugar é excelente. Com esse resultado nos colocamos de volta na briga pelo título, estamos empatados em segundo com o Crioula que veleja muito bem”, disse.


O sucesso dos barcos argentinos até o momento em Angra é fruto do esforço do trabalho e experiência, de acordo com Breuer: “É muito trabalho. O Katara tem muitas horas e esforço, vinham do Mad Max onde trabalharam muito e essa experiência trouxeram pro Katara que é um barco mais moderno. Eles velejam muito bem. Nós com o Sandokan viemos do barco anterior Gaucho, ficamos em segundo na Semana de Ilhabela em 2011, ou seja, a equipe é experiente, de amigos. O mais importante é nos divertir e se pudermos andar bem, melhor”.


Federico explica a origem do nome Sandokan: “É um personagem de um livro de Emilio Salgari. Sandokan é um tigre da Malásia e é um guerreiro. Barco é um guerreiro de trabalhar, de se esforçar continuamente e lutar até o último momento. Vamos tratar de lutar pelo título aqui, é preciso velejar bem, ter sorte”.


Na classe BRA-RGS, o Cristalino, do Iate Clube do Rio de Janeiro, de Renato Fernandes, venceu mais uma regata e segue na frente com dois pontos perdidos e com o Buscapé em segundo lugar com quatro pontos perdidos e o Orion em terceiro com seis.
A Semana Internacional de Vela de Angra dos Reis conta importantes pontos na disputa da Copa Brasil de Vela de Oceano que definirá os melhores barcos na temporada para as classes ORC e BRA-RGS.


Ainda há mais dois dias de disputa com regatas no sábado e no domingo a partir das 12h e a premiação do Campeão Brasileiro e dos campeões das demais classes a partir das 18h. Ao todo são 45 barcos com cerca de 300 velejadores de todo o Brasil e da Argentina. Além da ORC e BRA-RGS estão na disputa veleiros do Bico de Proa e da classe Cruzeiro.

Ao término de todos os dias de regata haverá shows com Rock e Blues , DJ e Canoa de Cerveja para os participantes.