ESPORTE Vela

54ª Regata Volta à Ilha acontece neste sábado

Igor Zanin/Green Multimídia

Um dos eventos mais importantes do calendário náutico catarinense acontece neste sábado (10). A 54ª Regata Volta à Ilha, promovida anualmente pelo Iate Clube de Santa – Veleiros da Ilha, encerra a temporada 2022 com excelente previsão para o final de semana e quase 40 barcos confirmados na disputa. A largada será às 10h, em frente a Sede Central do Veleiros da Ilha.

O percurso de 75 milhas náuticas, aproximadamente 140 km, é realizado sempre na direção Sul da Ilha. A chegada acontece em frente ao Forte Sant´Ana, próximo à Ponte Hercílio Luz, na Baía Norte. As disputas são abertas para as classes ORC, IRC, C30, HPE-30, RGS A, RGS B, RGS Cruzeiro, Bico de Proa e Multicascos.

“A Regata Volta à Ilha é um marco em nosso calendário. Todos os anos, os velejadores aguardam ansiosamente por esse evento. Neste ano temos uma boa previsão para o sábado, o que anima ainda mais os competidores. Temos quase 40 embarcações confirmadas e a expectativa é de raia cheia na Baía Sul”, comenta Rodrigo Ruhland, Vice-Comodoro de Eventos do Veleiros da Ilha. 

22ª Regata Ilha do Largo:

Paralelo às disputas da 54ª Regata Volta à Ilha de Santa Catarina, acontece a 22ª Regata Ilha do Largo. A regata é destinada aos barcos de menor porte, das classes HPE-25, Bico de Proa B, RGS C e RGS Cruzeiro B. A largada das duas regatas é única , mas o percurso é diferente.

As tripulações contornam a Ilha do Largo, próximo ao Ribeirão da Ilha, sentido norte, passando entre os vãos centrais das pontes Colombo Salles, Pedro Ivo Campos e Hercílio Luz. Depois, seguem até a Ilha de Ratones Pequeno, próximo à Ponta de Sambaqui, encerrando a regata em frente ao Forte Santana.

Café da manhã e premiação:

No sábado, dia da regata, os velejadores serão recebidos na Sede Central, a partir das 7h30, com um café da manhã. A premiação da 54ª Regata Volta à Ilha de Santa Catarina acontece na quarta-feira, 13, a partir das 20h, na Sede Central.