Amazônia Azul Destaque Entrevistas Mentalidade marítima

O barco Escola da “Amazônia Azul”

O Brasil depende do Mar: a “Amazônia Azul” é uma conquista recente dos “Bandeirantes das Longitudes Salgadas”, estendendo o território brasileiro em mais de 4,5 milhões de km² para leste no oceano Atlântico. Neste espaço, já extraímos petróleo e gás, tornando-se a principal via de transporte do comércio exterior e além disso, é detentor de uma reconhecida diversidade de recursos naturais vivos e não vivos. Essa área marítima, é fundamental para o futuro da Nação.

Precisamos capacitar os brasileiros para assumirem este vasto espaço, transformá-lo numa extensão do continente, fazer uso das suas riquezas de forma responsável para o Progresso e desenvolvimento geral da Nação.

O Barco Escola-Escaler de 6 Metros, modelo “Sea Scout” veio para atender essa demanda. Projetado pelo Engenheiro Naval Maurillo Vinhas de Queirós, preenche os principais requisitos desta missão. O próprio projetista dedicou sua vida ao desenvolvimento de técnicas e apetrechos para prospecção e exploração de gás e óleo em águas profundas, criando* este barco no final de sua carreira, para iniciar jovens e adultos nas práticas marinheiras.

Assista a versão reduzida do vídeo abaixo, com diversas opiniões de quem entende do assunto, sob o ponto de vista pedagógico e estratégico da inadiável necessidade do fortalecimento da MENTALIDADE MARÍTIMA dos brasileiros. Como dizia o Almirante Paulo Moreira, (ainda) “estamos de costas para o mar”.

Se essa mensagem lhe agradou, deixa um comentário no YouTube e compartilha o conteúdo. Obrigado.

Não foi possível em 12 minutos incluir a íntegra e todas as entrevistas. A versão completa com os depoimentos do Kadu (Ricardo Baggio-Assessor da Diretoria de Vela do ICRJ); Eduardo Edinguer Jaques (Presidente do Grupo de Escoteiros do Mar Seival – Porto Alegre) e José Reginaldo de Oliveira (Chefe do Grupo de Escoteiros do Mar de Porto Galinhas – PE), está sendo finalizada e será publicada em breve neste espaço.

* a pedido do Comandante Carlos Borba (Patrono do RUMAR).

Visão:O Brasil é potência transatlântica

Por Benedito Calixto – Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2754919

José Bonifácio de Andrada e Silva (1763 Santos – 1838 Niterói),

talvez o primeiro brasileiro a assumir consciência da maritimidade nacional.