Cultura

Filme Antártica por um ano

“Antártica por um ano é um documentário de longa-metragem sobre a experiência de um grupo de brasileiros que permaneceu por um ano ininterrupto na Estação Antártica Comandante Ferra (EACF), integrando o projeto antártico brasileiro vinculado à Marinha do Brasil. É única a experiência desses homens e mulheres que enfrentam, longe de suas famílias, o longo e duro inverno antártico, em que as temperaturas na Ilha Rei George podem chegar abaixo de -25ºC e os ventos a mais de 100 km/h.

As filmagens do documentário Antártica por um ano estavam programadas para começar em 2012. Porém, uma semana antes da primeira viagem, ocorreu uma tragédia que obrigou à mudança de planos: um incêndio que começou na casa de máquinas destruiu 70% da Estação Antártica brasileira, com a morte de dois oficiais que tentavam apagá-lo. O projeto foi, então, cancelado por tempo indefinido. Em 2013, a Marinha voltou a fazer contato com a produção, informando que as atividades na Antártica estavam sendo retomadas e que havia interesse em continuar o documentário. O programa brasileiro na Antártica foi retornado com ainda mais vigor e sua importância estratégica para o país, é mais uma vez reiterada.

O filme foi rodado em alta resolução digital, em três etapas, com a última entre 2015 e 2016, na Ilha Rei George, situada no Arquipélago Shetland do Sul, Antártica.”

Confira no site do rumar clicando aqui o teaser e trechos do filme.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário