ESPORTE Vela

Felipe Amado é campeão da Copa Brasil de Optmist

Divulgação/Veleiros da Ilha

Pelo terceiro ano consecutivo um velejador do Iate Clube de Santa Catarina conquistou a Copa Brasil de Estreantes, principal competição nacional de vela para atletas estreantes na classe Optimist. Após Davi Neves, em 2020 (Porto Alegre), e Lara Candemil, no ano passado, no Rio de Janeiro, em 2022 foi a vez de Felipe Amado comemorar o título em competição realizada na cidade de Pernambuco.

Com todos os requintes necessários para um enredo cheio de emoção, o título veio na última regata no quarto critério de desempate. Em um campeonato de recuperação, Felipe foi ganhando posições nos dias finais. Após uma largada escapada na sexta-feira, o atleta do Veleiros da Ilha venceu duas regatas no sábado e uma neste domingo. Na última disputa do programa, ele ficou na segunda posição confirmando o título.

Felipe somou 16 pontos perdidos, mesma pontuação de Lucas Leal, do Lagoa Iate Clube – SC. Após empate em pontos, os dois se igualaram também em número de primeiros lugares (três para cada) e segundos lugares (dois para cada). O quarto critério de desempate foram os números de terceiros lugares, com vantagem para Felipe.

Logo após cruzar a linha de chegada na última regata, o atleta foi recepcionado pelo treinador Pedro Bruciapaglia. Ambos comemoraram muito a vitória na raia de Maria Farinha.

Ana Clara Carlin sobe ao pódio entre as meninas

Com 47 velejadores na disputa, a Copa Brasil de Estreantes mostrou que a renovação da vela de base do Veleiros da Ilha segue firme. Além do título de Felipe Amado, o ICSC contou com mais um pódio na classificação geral. Ana Clara Carlin terminou no quinto lugar. Além disso, a jovem atleta ainda conquistou o terceiro lugar entre as meninas e o título na categoria Infantil. 

Bárbara Furlin também teve um excelente desempenho. A velejadora passou a integrar a equipe de vela do Clube recentemente e já demonstra grande evolução. Ela fechou a competição na 21ª posição e em 9º na categoria Feminino.

50º Campeonato Brasileiro de Optimist

A partir deste domingo (9), inicia-se o 50º Campeonato Brasileiro de Optimist, que vai até o dia 17. O Veleiros da Ilha conta com os seguintes atletas na delegação: Davi Neves, Erik Scheidt, Heitor Rangel, Julio Jordani, Lara Candemil, Lucca Carbone, Luíza Cardoso Mateus e Melissa Paradeda. 

Estão programadas 12 regatas, sendo seis 6 na fase qualificatória e outras 6 regatas na fase final. As regatas qualificatórias acontecem de segunda (10) a quarta (12). Dia 13 de janeiro, as disputas individuais dão vez a competição por equipes. No dia 14 os atletas têm um descanso e voltam a raia de Maria Farinha dia 15, sábado, para o início das regatas finais até dia 17, segunda. 

Além da Copa Brasil Estreante de Optimist e do Brasileiro de Optimist, Maria Farinha sediará em janeiro o Campeonato Brasileiro de 29er (de 16 a 23), o Campeonato Brasileiro de 420 (16 a 23) e a Copa da Juventude (22 a 30). Durante este mês de janeiro, a expectativa é que mais de 300 velejadores passarão pelo Cabanga.

A flotilha do Veleiros da Ilha viaja com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte.