Vela

Barcos de Ilhabela (SP) brilham em casa e, conquistam títulos do Brasileiro de Vela de Oceano

Foram definidos, neste domingo, os campeões do Brasileiro de Vela de Oceano – 20 anos da Copa Suzuki – realizado no Yacht Club de Ilhabela (SP). O evento foi patrocinado pela Suzuki Veículos e com co-patrocínio do GOFit.

Os barcos locais fizeram a festa e ficaram com os troféus nas disputas no canal de São Sebastião no último dia, com ventos de aproximadamente 10 nós.

Na classe IRC, o Xamã levou o caneco vencendo as duas regatas realizadas no último dia, totalizando três vitórias nas cinco realizadas ao longo dos três dias de competição. O veleiro foi adquirido e reformado em dois meses de trabalho intenso, durante a pandemia por dois caiçaras locais, Paulo Tinah Jesus e Atanawe Boechat, que fizeram parte da tripulação comandada por Sérgio Klepacz.

Barco Xamã durante a regata decisiva neste domingo / Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

“Realmente é uma grande felicidade, pensando que no começo do ano não tínhamos barco nenhum.  Graças ao Paulo Jesus e, o Atanawe Boechat que são dois dos melhores velejadores e tático que existem, conseguimos levantar o barco, com uma equipe que trabalhou maravilhosamente bem. Vou ser sincero do fundo do coração, era o vento que estávamos esperando e, ali no nosso quintal de casa. Tinha que dar certo e deu. Saímos do 10º lugar no começo do campeonato e, conseguimos esse título. Muito emocionante”, disse Klepacz.

Em segundo lugar ficou o Esculacho, do Iate Clube do Rio de Janeiro, que no último dia arrancou com um terceiro e segundo lugares, comandado por Walcles Osorio.

Barco Esculacho comandado por Walcles Osorio, em ação na Copa Suzuki 20 Anos.
Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

A classe contou com velejadores de renome no cenário nacional e mundial. Jorge Zarif, campeão mundial de Finn em 2013, de Star em 2018, quarto na Rio-2016 e esperança de medalha para Tóquio-2021, esteve no +Bravíssimo, do Espírito Santo, terminando o Brasileiro em oitavo lugar. Maurício Santa Cruz, pentacampeão mundial, bicampeão Pan-Americano e com duas Olimpíadas no currículo, não conseguiu conduzir o Danadão, do Rio de Janeiro, ao bicampeonato nacional e terminou a disputa no sexto lugar. Samuel Albrecht, com presença confirmada em Tóquio-2021 e bronze no Pan-Americano de Lima 2019 na Nacra 17, ficou em quinto lugar com o barco gaúcho Crioula 29.

 

Barco Danadão no Circuito Rio. Crédito: Fred Hoffmann

No Brasileiro da classe C-30,  o Caballo Loco, também do Yacht Club de Ilhabela, levou a melhor no agitado dia de três regatas, vencendo a primeira e ficando em terceiro nas demais. O Brasileiro na classe contou com duas etapas, sendo que a primeira foi em Florianópolis (SC), no começo do ano. 

O vice-campeão foi o Loyalty 06, que contou com André Fonseca, o Bochecha, com três participações olímpicas e três na Volta ao Mundo, na “The Ocean Race”. O terceiro melhor barco da classe no Brasil foi o Kaikias Via Itália.

Crédito: Yacht Club de Ilhabela – Site Oficial_files

Na classe BRA-RGS, o barco de Ilhabela, Zeus, também de Ilhabela (SP), conquistou o troféu deixando o Comanda em segundo e, o Ka Maua em terceiro: “Gostaria de parabenizar os organizadores e, o pessoal do Yacht Club que nos recebeu tão bem. A tripulação se empenhou muito e, o resultado foi ótimo. Condições excelentes no último dia, vento de médio pra cima, foi bem bacana”, disse Gereba, do barco Zeus.

Crédito: Yacht Club de Ilhabela – Site Oficial_files

Vencedores gerais definidos na Copa Suzuki

A Copa Suzuki encerrou a temporada com três etapas ao longo do ano. Na IRC, o título geral ficou com o Rudá/Blue Seal, de Santos (SP), deixando o Xamã em segundo e o Asbar IV em terceiro. 

Na classe C-30 ,o Caballo Loco ficou com o título seguido pelo Kaikias e o Loyalty 06 em terceiro. 

Mauro Dottori, diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela, comentou sobre a realização do evento: “Ilhabela continua sendo a capital da Vela. Um ano tão diferente e estranho como foi 2020, conseguimos reunir as equipes, tanta gente boa competindo. Falar que é foi bom é pouco, o ambiente estava maravilhoso. Queremos sempre valorizar a vela no clube e, manter as portas abertas, tapete vermelho para os competidores, dar o que temos de melhor. Acho que conseguimos e a todos os velejadores: ano que vem tem mais”.

Equipe Xamã ergue a taça.
Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

RESULTADOS FINAIS BRASILEIRO E ÚLTIMA ETAPA COPA SUZUKI

Brasileiro IRC

1 – Xamã – 8 pontos

2 – Esculacho – 12 pts

3 – Asbar IV – 13 pts

4 – Rudá/Blue Seal – 16

5 – Crioula 29 – 17

6 – Danadão – 17

7 – Lucky Alforria – 24

8 – +Bravíssimo 26

9 – Bravo-GOFit – 27

10 – Zorro – 33

11 – King – 39

12 – Montecristo – 43

13 – Aventador – 46

14 – Jazz 49

15 – Boto V – 56

16 – My Boy – 57

Brasileiro – C-30

1 – Caballo Loco – 18

Crédito: http://diarinho.com.br/abordodoesporte/author/flavioperez/

2 – Loyality 06 – 27

Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

3 – Kaikias – 28

4 – Zeus Racing Team – 29

5 – Le Terrible – 69

6 – Corta Vento – 75

7 – Katana Portobello – 81

Copa Suzuki -3ª etapa – BRA-RGS

1 – Zeus – 3 pontos

2 – Ka Mua – 6

3 – Comanda – 6

4 – Triton – 11

5 – Brazuca – 15

6 – BL3 Urca – 21

Copa Suzuki – 3ª etapa – HPE25

1 – Conquest – 6

2 – Ginga – 6

3 – Azzuro – 13

4 – Mussulo 25 – 14

5 – Artemis – 18

6 – Pé de Vento – 23

https://www.yci.com.br/

A 3ª Etapa da Copa Suzuki 2020, Campeonato Brasileiro IRC e C-30, contou com a organização e realização do Yacht Club de Ilhabela, patrocínio master da Suzuki Veículos, co-patrocínio do GOFit e, apoios da ABVO, Prefeitura Municipal de Ilhabela, Balaio de Ideias, Control Service e FEVESP.

Siga a ABVO pelo instagram @abvobrasil para os resultados do dia. Siga nosso Facebook e acesse nossa página de Youtube e confira nossos vídeos

Mais informações com Fabrizio Gallas pelo +55 21 994004061, ou <fabrizio@gallaspress.com.br>

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário