ESPORTE Vela

Scheidt intensifica treinos a 60 dias da Olimpíada de Tóquio

JoãoCostaFerreira-Osga

A 60 dias para a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Robert Scheidt intensifica a preparação nessa reta final. O velejador brasileiro está em Vilamoura, Portugal, para mais uma sessão de treinos. No Japão, a partir de 23 de julho, Scheidt vai lutar pela sexta medalha em olimpíadas e para isso segue trabalhando forte na Europa. A meta é estar no pódio, mas ele não esconde o sonho de conquistar o terceiro ouro na classe Laser, aos 48 anos de idade.

Scheidt está treinando ao lado de alguns dos principais atletas europeus. Nesta segunda-feira (24), iniciaram a disputa de uma competição extraoficial. A chamada coach regata segue até sexta-feira (28). “Esse tipo de campeonato é sempre uma boa oportunidade para avaliar e entender em que nível está a sua velejada em relação aos prováveis rivais em Tóquio”, afirma Robert, que é patrocinado pelo Banco do Brasil e Rolex e que conta com o apoio do COB e CBVela.

Após o período de treinos em Vilamoura, no dia 2 de junho, Robert retorna para a Itália, onde vive com a mulher, a também velejadora Gintare, e os dois filhos do casal, Erik e Lukas, na cidade de Torbole, próximo ao lago Di Garda. “Devemos programar mais sessões de velejadas para o final de junho. Só não definimos local. Pode ser na Itália, ou mesmo um retorno para Portugal”, explica o bicampeão olímpico, que tem embarque para o Japão previsto para o dia 12 de julho.

Portugal traz boas e recentes memórias para Scheidt. Há exato um mês, no dia 24 de abril, ele conquistava o vice-campeonato do ILCA Vilamoura European Continental Qualification. Foi o último campeonato oficial antes dos Jogos de Tóquio. Para Robert, melhor que o resultado – ficou um ponto do alemão Philipp Buhl, atual campeão mundial, e que levou o título – foi confirmar que está velejando de forma consistente, com velocidade e força física para seguir confiante na fase final de preparação para a Olimpíada.

2021 já teve título – Em março, Robert Scheidt conquistou o título da ILCA Coach Regatta Lanzarote, na Marina Rubicón, em Playa Blanca, no litoral do arquipélago das Ilhas Canárias, na Espanha. A vitória no campeonato promovido pelos treinadores veio após completar seis das oito regatas entre os top cinco. O título não foi seu primeiro pódio em 2021 nas Ilhas Canárias. Na primeira competição do ano olímpico, Scheidt conquistou o vice-campeonato no Lanzarote Winter Series, em fevereiro.

Recorde nos Jogos de Tóquio – Com vaga garantida na classe Laser para os Jogos do Japão, Robert Scheidt, que completou 48 anos na semana passada (dia 15 de abril), está prestes a disputar o maior evento esportivo do planeta pela sétima vez, um recorde entre os atletas brasileiros.    

Scheidt retornou à classe Laser em 2019, após quase três anos ausente, desde os Jogos do Rio/2016, onde terminou na quarta colocação, mesmo vencendo a medal race. Nesse período de readaptação às novas técnicas e nova mastreação, cumpriu seu objetivo principal, que foi o índice para Tóquio, com o 12° lugar no Campeonato Mundial da Classe Laser 2019, em Sakaiminato, no Japão. Ele confirmou a vaga no Mundial da Austrália, em fevereiro de 2020, quando chegou à flotilha ouro e foi o melhor brasileiro na disputa.