ESPORTE Vela

Scheidt entra na zona de Medalhas na Laser em Tóquio

Julio Cesar Guimarães / COB

Robert Scheidt já está na zona de medalhas na Olimpíada de Tóquio. Após três regatas disputadas na madrugada desta terça-feira (27), na raia de Enoshima, o velejador brasileiro subiu de 8° para o 3° lugar na classificação geral da classe Laser. O bicampeão olímpico conseguiu um 3°, um 17° (já descartado) e um 5° lugares, resultados que garantem mais um salto na tabela, após terminar o primeiro dia em 11° lugar.

Com ventos de 17 nós, Scheidt largou bem, chegou a primeira marca em 7° e faz valer sua reconhecida velocidade no popa para ganhar posições até chegar em 3°. Na segunda prova do dia, as rajadas perderam força e oscilaram, entre 14 e chegando a oito nós. Robert enfrentou dificuldade na primeira perna, no contravento, e iniciou em 16°. Chegou a cair para 18°, recuperou para 14° e acabou cruzando a linha de chegada em 17°.

A terceira regata desta terça-feira parecia repetir os problemas na prova anterior. Scheidt largou em 15° e iniciou uma recuperação barco a barco. Chegou a segunda marca em 7°, depois em 6° para, em seguida, conseguir mais uma ultrapassagem até cruzar a linha de chegada em 5° lugar. A disputa contou com ventos mais constantes, na casa dos 12 nós.

Com o desempenho desta terça-feira, Scheidt está em 3° lugar na competição da classe Laser, com 33 pontos perdidos, já contando o descarte do pior resultado (17° na quinta regata). Robert está seis pontos atrás do segundo colocado, o australiano Matt Wearn, com 27 pontos perdidos, e a 15 pontos do líder, o cipriota Pavlos Kontides, com 18pp.

Faltam agora quatro regatas para o fim da fase de classificação da classe Laser. Os velejadores terão folga nesta quarta-feira (28). Apenas os dez melhores colocados avançam para a Medal Race, que tem pontuação dobrada, marcada para domingo, dia 1º de agosto.