ESPORTE Vela

Primos, Arthur Back e Joana Cocchi Kubelka fazem dobradinha para o RJ no 50° Brasileiro de Optimist

Dobradinha do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) no 50° Campeonato Brasileiro de Optimist! Após a realização de mais duas regatas nesta segunda-feira (17/01), na raia de Maria Farinha, Litoral Norte de Pernambuco, o velejador carioca Arthur Back conquistou o título nacional, enquanto sua prima Joana Cocchi Kubelka, também carioca, ficou com a 2ª posição geral.

“É um título inesquecível. Quero repetir mais vezes também. Estou feliz também porque minha prima, que começou na vela comigo, conquistou o segundo lugar geral”, destacou Arthur Back.

“A gente começou treinando juntos no Iate Clube do Rio de Janeiro e agora fizemos essa dobradinha na minha primeira vez em Maria Farinha. Gostei muito do Iate Clube de Pernambuco”, comentou Joana Cocchi.

Já a 3ª colocada geral foi a velejadora Melissa Paradeda, do Iate Clube de Santa Catarina (ICSC).

A premiação oficial será entregue nesta segunda-feira (17/01), na subsede do Cabanga. O último campeão do Brasileiro havia sido Lucas Freitas, do Iate Clube do Rio de Janeiro, em competição disputada na mesma cidade.

A competição nacional foi iniciada no dia 10/01, com término nesta segunda-feira. Ao todo, 12 regatas foram disputadas, com a participação de 139 embarcações de nove estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal e Paraíba.

CABANGA

Dez velejadores do Cabanga disputaram o Brasileiro de Optimist 2022.

Confira os resultados do nosso Clube

FLOTILHA OURO

Valentina Roma – 2º Juvenil Feminino – 11ª lugar Geral
Lucas Araújo Santa’Anna – 5º Juvenil Masculino – 20° lugar Geral
Beatriz Raposo – 5º Infantil Feminino – 44º lugar Geral
Júlia Lobo – 12º Juvenil Feminino – 46º lugar Geral
Henrique Pena – 16º Infantil Masculino – 60° lugar Geral
Milena Siqueira – DNC
Marcelo Paiva – 20º Infantil Masculino – 70° lugar Geral

FLOTILHA PRATA

Catarina Gondim – 10º Infantil Feminino – 5º lugar Geral
Luíza Barros Alves – 11º Infantil Feminino – 7º lugar Geral
Maria Luíza da Fonte – 28º Juvenil Feminino – 47º lugar Geral

BRASILEIRO DE 2023

Em Assembleia da Optibra, que aconteceu no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, ficou definido que o Iate Clube de Brasília vai sediar a Copa Brasil Estreante e o Campeonato Brasileiro de Optimist 2023.

OPTIMIST

A classe Optimist é uma das mais praticadas na vela mundial por ser uma categoria de introdução à modalidade. O barco de 2,34 metros é fácil de tocar e oferece segurança para a garotada de até 15 anos aprender as principais funções de um monotipo. Além de ser um barco de iniciação à vela e de excelente custo benefício, o formato impede velocidades elevadas, garantindo, assim, a segurança do Optimist.